RELATÓRIO ATA DO DIA 22 DE AGOSTO DE 2014

Com o fim do período de recesso de meio de ano foram retomadas as atividades do PIBID – Geografia da UFPEL com reunião realizada no dia 22/08/14 às 14hs no campus V (Salles Goulart).
1- No primeiro ponto de pauta houve informações e deliberações na seguinte ordem: As faltas de alunos pibidianos às reuniões ordinárias tanto interdisciplinares, quanto nas escolas para as quais cada aluno foi designado, no caso de falta a qualquer uma das reuniões o aluno deverá apresentar uma justificativa por escrito em forma de atestado, que deverá ser datado, assinado e entregue a coordenação, pois a partir desse semestre as presenças e faltas serão registradas diretamente no sistema Cobalto / UFPEL. Ainda no caso de algum aluno pibidianos queira participar de outras seleções para bolsistas que  possuam remuneração terão que abrir mão de uma, pois é ilegal possuir duas bolsas ao mesmo tempo.
2 - Distribuição de material aos bolsistas (pasta, caderno, caderneta e lápis e camiseta) para anotações referentes às atividades, como: relatórios, memoriais e anotações relevantes de assuntos debatidos nas reuniões de área. Confecção de um crachá de identificação para utilização nas escolas e eventos, onde serão enviadas as fotos para o e-mail apresentado pela pessoa que ficará encarregada desta tarefa.
3 - Foi proposta a elaboração de relatórios/ata individuais semanal, devendo conter os principais assuntos apresentados e debatidos de acordo com as pautas apontadas pelos coordenadores anteriormente durante a semana no grupo do PIBID na rede social Faceboock. A partir dessa reunião todos os pibidianos terão que escrever a ata da reunião  e enviar uma cópia pelo e-mail ufpel.pibid@gmail.com  e ainda entregar uma cópia impressa na reunião ordinária da semana seguinte.
4 – Elaboração de narrativas de como era nossa vida antes de entrar na universidade, como houve esta transformação para o ingresso na vida acadêmica, e de como esta se realizando esta caminhada no atual momento. Utilizar as narrativas como reflexão e organização como professores.
5 – Realização de um relatório das atividades do primeiro semestre com entrega prevista para o dia 05/09/14 contendo: As leituras e seminários apresentados com suas discussões e debates, as praticas realizadas (seminários, fichamentos, oficinas), dividir no relatório as atividades disciplinares e interdisciplinares e anexar os slides das apresentações. O objetivo dessa atividade é manter os registros dos egressos do Pibid sendo possível acompanhar a sua vida acadêmica o antes e o depois da participação no mesmo.
6 – Site Pibid – www.pibidufpel.tk
7 – Proposta da elaboração de uma oficina para conhecimento e preenchimento do currículo Lattes. Salientou-se a importância de manter o currículo Lattes atualizado, visto que essa esta diretamente ligado a CAPES que é mantenedora do programa e também para manter atualizada a vida acadêmica e profissional, ficando sob a responsabilidade do colega Vinícius assistir a palestra do CIC que trata deste assunto, deixando a vontade demais colegas que queiram participar e depois socializar na reunião de área com o grupo.
8 – Organização das oficinas itinerantes para apresentação aos professores durante o ano. Definiram-se as data em que as oficinas serão apresentadas aos professores da educação básica, sobres às mídias serão apresentado no dia 04/09/2014 no Círculo Operário em Pelotas /RS, seguido pela oficina de cartografia que será apresentada em outubro e em sequencia será a Cultura Gaúcha, em dezembro será a oficina de Recursos Hídricos.

9 – Sobre os textos fichados durante o recesso discutiu-se apenas o texto um: Um Olhar pela portinhola: entrando no cotidiano da escola de Rebecca Louise Greenwood1 o qual gerou uma boa discussão apontando ideias e situações do cotidiano escolar, alguns se identificaram com o texto outros não o aprovaram. Entregaram-se os fichamentos impressos realizados durante o recesso do texto acima citado, e do texto dois: A produção social da identidade e da diferença de Tomaz Tadeu da Silva sendo que esse segundo texto fico para ser discutido na reunião da sexta feira dia vinte e nove de agosto de dois mil e quatorze. A discussão com os professores da educação básica gerou um bom debate, serviram de base para quem queira ingressar num futuro próxima carreira docente, sendo esse o caso dos  pibidianos, pois esses relatos das experiências já vividas pelos professores ajuda a esclarecer muitas dúvidas  que rondam  a decisão dos  educandos de assumir de vez a carreira docente, e se efetivar como professor de sala de aula. Sem mais para o momento encerrou-se a presente ata por volta das dezessete horas.


Relatado por Leandro Rodrigues Flor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA