RELATÓRIO ATA DO DIA 29 DE AGOSTO DE 2014
Aos 29 (vinte e nove) dias do mês de Agosto de 2014 (dois mil e catorze), pelas 14:20 h (catorze horas e vinte minutos), realizou-se na região portuária do município de Pelotas, popularmente conhecida como “Quadrado”, a segunda reunião disciplinar do PIBID Geografia UFPel do semestre 2014/2, contando com a presença da quase totalidade dos bolsistas e coordenadores. Como previamente definido, a reunião deveria ter como pautas as leituras de algumas das atas da reunião anterior, informes e avisos, a questão a respeito da confecção dos crachás que continua em aberto, o andamento do blog do PIBID Geografia, a discussão do último texto de leitura e fichamento realizados no período de recesso “A produção social da identidade e da diferença”, de Tadeu Tomaz da Silva, relato das comissões da II Mostra Seminário PIBID Geografia UFPel e das atividades interdisciplinares nas escolas. No primeiro momento da reunião disciplinar foram repassados alguns informes da parte dos coordenadores para os bolsistas. O primeiro foi a respeito do uso das camisetas do PIBID nas atividades interdisciplinares, sendo decidido, por motivo de divergências a respeito, que não se deve usar a camiseta nas escolas. A partir da próxima reunião, dia 5 (cinco) de Setembro, iniciam-se as apresentações dos grupos dos textos já repassados aos pibidianos, sendo que por motivos de ocupação com outros encargos do PIBID por parte de integrantes do grupo 1 (um) (apresentação da oficina itinerante Mídias Sociais a um grupo de professores), iniciam-se as apresentações com o grupo 2 (dois) apresentando o texto 1 (um), na semana seguinte invertem-se os papéis, e no mais permanecem de igual modo e ordem, ressaltando que as apresentações devem ser feitas de maneira inovadora e dinâmica.
Ao término da discussão sobre as apresentações, a coordenadora Rosangela Spironello ficou encarregada de repassar ao grupo do Facebook a formação dos grupos das apresentações, em vista de que os novos integrantes dos grupos, nesse momento, foram organizados a partir da saída dos antigos membros dos mesmos. Na sequência, houve um momento para a retirada de dúvidas a respeito das atas e/ou relatórios a serem entregues. Após isso, ressaltou-se que a pibidiana Renata não permanecerá no cargo de bolsista por razões profissionais, e provavelmente entrará em seu lugar a suplente Cristiane Oreques Cardoso, e caso não aceite, será feita nova seleção para bolsista. O grupo da oficina itinerante Mídias Sociais fez um breve relato sobre o trabalho e organização que vem sendo feita para a apresentação aos professores no próximo dia 5 (cinco). Como previa e brevemente comentado na reunião anterior, o bolsista Vinícius ficou encarregado de montar uma espécie de oficina sobre o Currículo Lattes para repassar as principais ideias e experiências aos demais bolsistas a partir de uma palestra do CIC. A seguir, iniciou-se a leitura da ata da reunião anterior pelo bolsista Juliandersson, complementado pelo bolsista Leandro, que de modo geral, superaram as expectativas dos coordenadores por ser a primeira experiência do grupo com esse tipo de relatório, o mesmo foi devidamente acatado e complementado, com pequenos ajustes, por todo o grupo. Na sequência se teve relatos do andamento do blog pelos alunos responsáveis, e logo passou-se ao ponto dos crachás, em que, sabendo que cada área deverá ser encarregada por sua identificação, o PIBID Geografia também deve fazer o mesmo. Os alunos que se dispuseram para auxiliar na organização dos mesmos, recebendo as fotografias de cada bolsista foram os pibidianos Thaiane, Ana Paula Melo, José e Igor, que ressaltaram a importância do envio das fotos até o domingo, dia 31 (trinta e um) de Agosto, para o e-mail posteriormente designado por eles. Após isso, iniciou-se a discussão sobre o texto lido no período de recesso “A produção social da identidade e da diferença”, de Tadeu Tomaz da Silva. Os bolsistas José e Thaiane iniciaram um debate com os coordenadores, sobre o cuidado em lidar com o aluno em formação, que as opiniões divergentes de cada um devem ser respeitadas, até porque as origens são diversas em uma sala de aula, e nunca, até a idade adulta, alguém está completamente formado quanto a identidade. Falou-se a respeito da importância de se entender melhor o mosaico de identidades presentes na escola, também os subentendidos e por vezes segregados, aprender a conviver com as diferenças. O poder e a soberania presentes no debate identitário, domínio que vai do território ao psíquico, também foram parte da discussão. Um dos fatos mais importantes do texto, e salientado, é a questão da identidade ser ligada à afirmação, como por exemplo a nacionalidade.
O horário político é uma ideia de discussão e tentativa de quebrar ou desmascarar a identidade entre um grupo e outro. Por fim na discussão, foi tratado sobre o conceito de identidade, que é propício a variadas interpretações, e deve ser trabalhado pelo coletivo na escola, abrindo um leque maior de compreensão e debate para aplicar no ambiente escolar, do que se trabalhado individualmente. Ao término da discussão a respeito do texto, iniciaram-se breves relatos sobre cada comissão da II Mostra Seminário do PIBID Geografia, e houveram, principalmente, dicas e encargos para a comissão estrutural. Ficou definido que o valor de inscrição para o evento será de R$ 5,00 (cinco reais), e em breve, haverá maior divulgação e informações a respeito da ideia de uma hospedagem solidária aos participantes, bem como salientou-se a rapidez na criação de uma arte para símbolo/logo do evento, para iniciarem as divulgações. A comissão cultural citou a busca por atrações para o evento. Como finalização da reunião, houve um breve relato geral das atividades nas escolas e uma afirmação do bom andamento dos trabalhos por quase todos, ressaltando pelos coordenadores o cuidado com as críticas ao trabalho alheio, principalmente no que diz respeito aos conceitos de disciplinaridade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Após isso, os bolsistas registraram o momento com uma fotografia.
A reunião encerrou-se as 16:45 h (dezesseis horas e quarenta e cinco minutos). Não tendo mais o que acrescentar, eu, Luciano Martins da Rosa, lavrei esta ata, que, após lida e achada conforme, vai devidamente assinada pelos responsáveis.
Relatado por Luciano Martins da Rosa

Comentários
Postar um comentário