RELATÓRIO ATA DO DIA 26 DE SETEMBRO DE 2014

Aos vinte seis dias do mês de setembro de dois mil e quatorze, as quatorze horas e doze minutos no campos cinco do instituto de ciências humanas , localizado no Salles Goulart, reuniu-se o grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência para a área de Geografia. Ministrado pelas coordenadoras Rosangela Spironello e Liz Dias. A reunião teve inicio com a leitura do relatório ata pelo bolsista Fabiano de Souza, ao fim de sua leitura foi solicitado que a estudante Cristina da Silva também lesse a sua versão do relatório, para o complemento dos fatos que não estavam descritos no relatório lido anteriormente pelo bolsista Fabiano de Souza. Após as leituras, a coordenadora Rosangela Spironello, solicitou que os estudantes revisassem os relatórios, antes de enviá-los aos coordenadores, devido aos diversos erros ortográficos, além do compromisso de enviar as atividades no prazo, conforme estipulado nas reuniões de área. Foi informado pela coordenadora Liz Dias que a mesma estava com os certificados das atividades do Pibid, em anos anteriores, para os bolsistas participantes. Após, as bolsistas Danielle Macedo, Fernanda Burkert, Emelli Moreira e Ana Paula de Souza apresentaram a oficina Itinerante sobre “Alfabetização Cartográfica”, que será apresentada para os professores da rede Municipal de Pelotas, no dia três de Outubro, as estudantes fizeram diversos ajustes e atualizações ao projeto inicial, incluindo o título do projeto que passou a ser nomeado “Iniciação Cartográfica”, ao final da apresentação, a Professora Liz Dias exclamou o avanço e a melhora na qualidade do projeto em comparação ao apresentado anteriormente. Sequenciando, o grupo 2 formado pelos bolsistas Igor Rockenbach, Lucas Serpa, Danielle Macedo e Sheila Peres, apresentou sobre o texto dois da autora Marli sobre “Técnicas Qualitativas e Quantitativas de pesquisa: oposição ou convergência” foi apresentado parcialmente o video sobre “Método Qualitativo e Quantitativo e coleta de dados”, interrompido por abordar parcialmente a metodologia Qualitativa, após a apresentação as coordenadoras Liz Dias e Rosangela Spironello comentaram, já que ficaram evidentes algumas dúvidas sobre o tema para os bolsistas, sendo informado pelas coordenadoras algumas leituras e Filmes, que poderão ser pertinentes para uma melhor compreensão dos temas abordados como o filme “Tempo de despertar”; “Ponto de Mutação”; “Efeito Borboleta” e o Livro “Sete Saberes” além do autor Pedro Demo com o livro “Como interpretar o Objeto”; após os comentários ouve um pequeno intervalo. Ao retornar foram tiradas algumas dúvidas sobre o tema abordado pela apresentação do grupo dois. Após, foi abordado sobre as atividades disciplinares nas escolas e foi destacado o atraso destas atividades na área, assim como foi apresentado diversas sugestões destas atividades pelos estudantes, foi falado da importância na organização de diagnósticos disciplinares, e como os estudantes devem proceder para o desenvolvimento do mesmo. Ao Fim foram entregues alguns certificados aos estudantes participantes de atividades em anos anteriores. Finalizando a reunião as dezoito horas do mesmo dia.

Relatado por José Luiz Lourenço Ribeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA