RELATÓRIO ATA DO DIA 17 DE OUTUBRO DE 2014
Aos
17 (dezessete) dias do mês de outubro realizou a 7ª (sétima) reunião do PIBID
Geografia. Esta, como de praxe, aconteceu na sala 102 (cento e dois) do antigo
Salles Goulart, campus 5 (cinco) do ICH.
A reunião teve seu início às 14 (quatorze) horas e 15 (quinze) minutos e
contou com a presença da maioria dos bolsistas e supervisores e dos
coordenadores Adriano Simon, Liz Dias e Rosangela Spironello. Como primeiro
ponto de pauta foi confirmado a vinda das palestrantes convidadas, professoras
Angela Katuta e Carmem Flores, a II Mostra e Seminário. Em seguida
transferiu-se a apresentação do grupo 4 (quatro) em função da apresentação da
Oficina Consumo Consciente, que se apresentou aos professores no dia 22 (vinte
e dois), no Círculo Operário Pelotense. A seguir passou-se para a escolha da
Oficina Itinerante que se apresentará no evento do PIBID que acontece em
dezembro. As oficinas de Iniciação Cartográfica, Consumo Consciente e Cultura
Afro-brasileira e indígena mostraram interesse em participar. Devido ao fato de
a oficina de Iniciação já ter se apresentado mais vezes que as outras, ficou
decidido que as outras duas oficinas apresentariam propostas na reunião
seguinte e, então, se escolheria a oficina que irá representar o PIBID
Geografia. Em seguida, a oficina de Cultura Gaúcha falou sobre a sua
preocupação em relação a organização do grupo e o fato de eles serem o próximo
grupo a se apresentar aos professores da rede municipal. Ficou definido que o a
oficina de Cultura Afro-brasileira e Índigena os substituiria. Após houve a fala
da bolsista Thaiane em relação a apresentação oficial dos pibidian@s na escola
em que ela e o colega Vinicius fazem parte, Dom João Braga. Ela relatou que os
pibidian@s se disfarçariam em meio aos alunos e gravariam suas reações. O
coordenador Adriano ressaltou a importância da escrita das atas e a falta de
comprometimento de alguns bolsistas para com elas. Após, o bolsista Igor fez a
leitura da sua ata, a qual recebeu poucas correções. Após a leitura da ata
ficou definido que todas as oficinas que ainda não tiveram a chance de se
apresentar, fariam isso na próxima reunião, com o objetivo de realizar as
correções necessários antes da Mostra. Foi ressaltado que os grupos com
pibidian@s que viajarão a Florianópolis tem prioridade na realização das
apresentações. Após foi levantado pelos coordenadores a importância da
utilização dos murais do PIBID, tanto no Salles quanto no ICH, e da constante
atualização do blog. Foi lembrado pelo professor Adriano que nesse ano, somente
os supervisores do ensino médio politécnico das escolas participarão da banca
sobre o Seminário Integrado na Mostra, ressaltando, porém, que todos devem ser
convidados. Em seguida iniciou-se a apresentação da oficina itinerante Consumo
Consciente, composta pelos bolsistas Ana Paula, Anderson, Bruna, Julianderson,
Kainan e Leandro. Após intervenções dos presentes, foi decidido que o grupo
realizaria a atividade antes da explicação teórica. Após realizou-se um intervalo
e na volta começaram a ser acertados detalhes da II Mostra e Seminário do PIBID
Geografia UFPEL. O colega Luciano ficou responsável por realizar as correções
necessárias no cartaz feito nos últimos dias e o colega Lucas por criar o
evento da Mostra no Facebook. Após definidos os números de cópias a serem
impressos para a divulgação, o colega Alex ficou responsável por realizá-las.
Serão impressos quarenta cartazes que serão fixados em alguns dos campus da
Universidade, em todas as salas do Salles Goulart e em todas as escolas que os
pibidian@s participam. A comissão estrutural ficou responsável pela reserva de 7
(sete) salas e 7 (sete) data show para os dias da Mostra. A comissão cultural
ficou responsável por providenciar os aparelhos de som junto ao ICH. Cada
oficina ficou responsável por elaborar um cartaz contendo o título da oficina,
a ementa e os integrantes. Tais cartazes estarão fixados no saguão nos dias das
inscrições e nas salas onde acontecerão as apresentações. O bolsista Igor ficou
responsável por repassar pelo Facebook ao grupo o modelo das inscrições para o
evento para que fosse aprovado, deixando claro que as oficinas só acontecerão
caso tenham no mínimo 5 (cinco) inscritos e no máximo 20 (vinte). As inscrições
iniciarão no dia 24 (vinte e quatro) e ficarão a cargo dos colegas
Julianderson, Thaiane e Daiane. No dia 31 (trinta e um) as responsáveis serão
as colegas Bruna, Ana Paula Souza e Thaiane. No dia 4 (quatro) de novembro os
colegas Guilherme, Vinícius, Fernanda e Ana Paula Melo serão os responsáveis e
no dia 5 (cinco) de novembro os colegas José, Guilherme, Daniele e Thaiane. A
divulgação do evento ocorrerá nas salas de aula do curso de Geografia nos dias 23
(vinte e três) de outubro, 30 (trinta) de outubro e 3 (três) de novembro. Após
o acerto dos detalhes, a reunião terminou por volta das 18 (dezoito) horas.
Relatado por Fernanda Burkert
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