RELATO REFERENTE À PALESTRA DO DIA 07/11/2014 COM AS PROFESSORAS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO SOBRE O SEMINÁRIO INTEGRADO NAS SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS, relatado pela bolsista Emilli Moreira
Aos dias 07 de novembro de 2014,
ás 19h30min no auditório da faculdade de direito da UFPel localizado na Praça
Conselheiro Maciel, 215 – Centro, teve início a palestra das professoras do
ensino médio politécnico sobre o seminário integrado nas suas respectivas
escolas, nas quais o PIBID Geografia atua. Estavam presentes os coordenadores
de área Rosangela Spironello, Adriano Luís Heck Simon, a coordenadora de gestão
educacional Liz Cristiane Dias, os pibidianos da geografia, os demais
alunos/ouvintes e as seis professoras palestrantes, são elas: Angéli Olachea de
Oliveira: Escola Félix da Cunha, Tânise Rodrigues Ávila: Escola Sylvia Mello,
Joice Meireles Gomes Aires: Escola Assis Brasil, Marilei de Oliveira dos Santos
Ferreira: Escola Dr. Augusto Simões Lopes, Daniela Grillo de Azevedo: Escola
Santa Rita, Marismar Chaves da Silva: Escola Ginásio Estadual Areal.
A abertura foi feita pela
professora Rosangela, sendo deliberado o tempo de 15 minutos para a fala de
cada professora. A primeira palestrante foi a professora Daniela que trabalha
na escola Santa Rita com as disciplinas de filosofia, sociologia e história no
2° e 3° anos. Daniela fez uma abordagem geral de como funciona o seminário
integrado na escola, que ocorre no turno inverso das aulas, explicando que o
mesmo trata sobre os assuntos: pesquisa, ciência, tecnologia, cultura e
trabalho. Sendo assim, são trabalhados com os alunos a mostra de trabalhos e
documentários além das pesquisas. A professora também expôs a questão da
interdisciplinaridade, que deve ser melhor desenvolvida e a falta de motivação
dos alunos para desenvolver os trabalhos.
Em seguida, houve a palestra da
professora Marismar que trabalha com o 1°, 2° e 3° anos na escola do Areal, a
mesma iniciou sua fala com uma explicação sobre o que é o seminário integrado,
que segundo ela é uma disciplina que tem como meta a interdisciplinaridade, a
construção de um projeto vivencial e o trabalho como princípio educativo. Dando
seguimento a sua palestra, Marismar explicitou o que é a PIRC (prova
integrada), que tem como objetivo o desenvolvimento da leitura, interpretação
de textos, capacidade crítico-reflexiva dos alunos e de certa forma induz todos
os professores da escola a trabalharem com os temas tratados no seminário
integrado. A professora também explicou a importância desses temas estarem
relacionados à realidade do aluno, por isso o tema gerador no 1° ano foi:
“Pelotas e sua realidade social”, no 2° ano: “Trabalho e consumo” e 3° ano:
“Meio ambiente”. Após ser muito aplaudida, Marismar concluiu sua apresentação
esclarecendo como é organizado o seminário integrado na escola Ginasio do Areal.
Relatou que no 1° ano é feita a elaboração do projeto, no 2° ano a pesquisa
documental e bibliográfica e no 3° ano a apresentação dos relatórios. Por fim,
Marismar fez uma contribuição para o próximo evento do Pibid Geografia,
colaborando com a ideia de participação dos alunos das escolas nas quais o
Pibid atua no próximo seminário.
Dando sequência às palestras,
aconteceu a fala da professora Marilei que trabalha com o 1° ano A e B na
escola Dr. Augusto Simões Lopes. “A mesma fez uma breve introdução sobre o que
se trata o seminário integrado, implementado na escola em 2012, tendo como tema
gerador das pesquisas no 1° ano: “Violência – Os vários tipos de violência” e
no 3° ano: “ O consumismo”. Para desenvolver os trabalhos, os alunos entram em
contato com a pesquisa, filmes, vídeos, como também elaboram um relatório que
deve ser entregue ao professor.
A seguir, houve a fala da
professora Angéli que é da área das letras e trabalha na escola Félix da Cunha.
Apesar de não fazer parte do seminário integrado, a professora fez uma
explicação de como o mesmo funciona no 1°, 2° e 3° anos na escola, tendo como
tema gerador de pesquisa “esporte e lazer”.
Após Angéli, ocorreu a palestra
com a professora Tanise da escola Silvia Melo. Tanise também não faz parte do
seminário integrado, mas representou sua escola assim como Angéli e fez alguns
esclarecimentos sobre o funcionamento das atividades do seminário integrado na
escola, que diferentemente das escolas anteriores não ocorre no turno inverso
das aulas, como também não trabalha com um tema gerador fixo e sim permite aos
alunos uma escolha que atenda a vontade de cada um.
A última, mas não menos
importante a palestrar foi a professora Joice que trabalha na escola Assis
Brasil. Primeiramente Joice fez um relato muito interessante referente a sua
vida acadêmica, após fez explicações sobre a concepção de ensino médio
politécnico, que no seu modo de pensar seria a articulação das áreas do
conhecimento, onde o conhecimento do aluno deve ser levado em consideração.
Sendo assim, no 1° ano o tema gerador foi “Identidade e alteridade”, no 2° ano
“Mundo virtual” e no 3° ano “Mundo do trabalho”. A seguir fez uma reflexão
sobre os pontos positivos e negativos do seminário integrado, após demonstrou
uma série de filmes que podem ser trabalhados com os alunos, como círculo de
fofo e o quinto poder. Por fim, abordou a questão dos debates que são
realizados na escola, tendo como temas a privacidade na internet, legalização
das drogas, trabalho e mundo virtual, entre outros.
Assim, encerraram-se as palestras
e iniciou-se o momento de questionamentos às palestrantes, finalizando esse
momento às 21h40min.
Comentários
Postar um comentário