OFICINA ITINERANTE DO PIBIDGEO: CONSUMO CONSCIENTE, relatado pelo bolsista Luciano Martins da Rosa

No dia 07 de Novembro de 2014, sexta-feira, no período da tarde, iniciaram-se as atividades do segundo dia da II Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPel: Perspectivas atuais e atividades docentes. Programado para ter seu início às 14 horas, no prédio do curso de Geografia (Salis Goulart) da UFPel, as apresentações das oficinas itinerantes do PIBID Geografia iniciaram alguns minutos mais tarde do que o previsto, em razão da posterior chegada dos inscritos nas salas das mesmas.
A oficina de Consumo Consciente, composta inicialmente pelos bolsistas Ana Paula Melo, Anderson Weber, Bruna Mendes, Juliandersson Victoria, Kainan Rodrigues e Leandro Flor, agora acrescida dos pibidianos Daiane Peter e Luciano da Rosa, iniciou suas atividades as 14:30h, contando com a presença de 10 participantes, de um total de 12 inscritos. O bolsista Kainan não pode se fazer presente, pois esteve participando da apresentação da oficina de Gênero e Sexualidade, no mesmo horário.
Com uma introdução, explicando os objetivos e a metodologia da oficina, iniciou-se a apresentação, logo após, o grupo apresentou um vídeo com cerca de 10 minutos de duração, intitulado “Criança, a alma do negócio”. O vídeo abriu uma discussão acerca da publicidade para o consumo infantil, todos se mostraram interessados no tema.
Na sequência, iniciou-se a explicação e a aplicação da atividade. Os 10 participantes da oficina foram divididos em 5 duplas (os próprios participantes escolheram suas duplas), onde receberam dos membros da oficina folhas de papel pardo, tubos de cola, tesouras, canetões, jornais e revistas. Eles foram orientados a montar um cartaz com imagens dividido em bens forjados e bens vitais (essenciais), ficando a critério de cada dupla a forma que dividiriam o cartaz. As duplas tiveram um pouco mais de 30 minutos para a confecção dos cartazes, e em seguida apresentaram seus trabalhos.
A cada dupla que apresentava seu cartaz, uma nova discussão nascia, a respeito do que é e o que não é um bem forjado, os motivos, as controvérsias e os contextos de cada bem na vida de cada pessoa, dependendo da situação em que se está, entre outras coisas.

            Após a atividade, houve a continuação da apresentação, e ao final, a distribuição de cartilhas sobre “Consumo Consciente & Transformador”, do Instituto Akatu, com os 10 caminhos para a produção e o consumo conscientes. Seria feita uma segunda atividade a partir dessa cartilha, a qual o grupo optou por não realizar, devido ao tempo que a primeira atividade já havia ocupado, assim como o fato de que as outras oficinas já estavam se encerrando e alguns dos participantes, por motivos diversos, estavam começando a deixar o local da oficina de Consumo Consciente. Alguns interessados ainda solicitaram o envio dos slides da apresentação da oficina ao grupo.


            O término das atividades se deu por volta das 16:30h, quando o grupo orientou os participantes a respeito das próximas atividades, horários e locais do evento do PIBID.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog