PALESTRA DE ENCERRAMENTO COM LÍGIA CARDOSO CARLOS, relatado pela bolsista Daiane Mendes Peter
Aos oito dias do mês de novembro
de 2014, por volta das 14 horas no auditório do curso de Direito da UFPel,
realizou-se a palestra de encerramento da II Mostra e Seminário PIBID Geografia
UFPel, que foi realizada pela professora Lígia Cardoso Carlos, da Faculdade de
Educação da UFPel.
Esta iniciou sua palestra
relatando a importância do PIBID para a formação acadêmica dos futuros
professores. Em seguida, citou os objetivos do mesmo, que são: desenvolver a integração
entre educação superior e educação básica; inserir os futuros professores no
cotidiano de escolas da rede pública de educação; motivar os professores dessas
escolas como coformadores dos futuros docentes; e contribuir para a articulação
entre teoria e prática fundamentais à formação dos professores, aumentando assim
a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Após, a professora Lígia afirmou
que professores e estudantes identificam que a formação acadêmica ainda se
encontra distante dos contextos escolares, e que, geralmente, os docentes dos
cursos de licenciatura possuem um vínculo muito frágil com os docentes das
escolas.
A palestrante também leu a citação
do educador português Antônio Nóvoa, que diz: “Nada substitui um bom professor”.
E relatou acerca da importância do professor ser reflexivo e do professor ser pesquisador.
Enfatizou que, deve ser atribuído
aos professores, um maior peso na formação dos seus futuros colegas de
profissão, e que o conhecimento docente deve ser mais valorizado, pois o
profissional docente está construindo conhecimentos.
A professora mencionou que a
reflexão acerca da prática e da experiência é de fundamental importância na
formação acadêmica do futuro docente. Seria importante que houvesse uma fusão
entre a academia, a escola e a formação docente, ou seja, uma nova realidade organizacional,
e também, uma maior aproximação entre as diversas carreiras docentes.
Também comentou que, deve-se
romper com a tradição que atribui todas as missões à escola, e que deve haver
uma articulação da formação docente com o debate sociopolítico. Com isso, se
desenvolverão iniciativas no sentido de definir um novo contrato social relacionado
à educação.
Após, a palestrante relatou sobre
a importância da experiência docente, que quanto mais recursos teóricos o
docente tiver, mais este saberá lidar com as situações do seu cotidiano.
Depois, foi aberto um espaço para
questionamentos e comentários acerca da temática da palestra. Foram realizadas
algumas intervenções por parte dos alunos do curso de Geografia, pela
professora Rosângela Spironello e pelo professor Adriano Simon.
Por volta das 15h30min, o
professor Adriano agradeceu a presença de todos e fez um agradecimento especial
à professora Lígia Carlos pela palestra. E, em seguida foi encerrado o evento.
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