RESUMO DAS ATIVIDADES SEMANAIS (15 a 18 de maio)
Sylvia Mello – Ensino Médio
No dia 15 de
maio, a bolsista Daniele Furtado esteve presente na escola, juntamente com
colegas do grupo interdisciplinar, supervisores e coordenador para reunião com os alunos interessados em compor a comissão eleitoral para
escolha do Grêmio Estudantil. Após análise e algumas modificações, foi
originado o regimento da referida comissão. Feito isso, os alunos presentes se
organizaram e escolheram os cargos de presidente, 1º e 2º vice, 1º e 2º
secretários.
Na manhã do
dia 16 de maio, as bolsistas Maiara Berdete e Sheila Sodré estiveram na escola
para mais uma reunião interdisciplinar. De início, realizou-se uma oficina de
confecção de bancos por meio da reutilização de pneus, sendo a atividade parte
do projeto interdisciplinar de revitalização dos espaços da instituição. Em seguida,
falou-se sobre a organização dos grupos interdisciplinares de ações na escola.
Santa Rita – Ensino Médio
16 de maio
Na manhã do
dia 16 de maio, as bolsistas Jéssica Pedra, Paloma Cremonini e Bruna Vieira
estiveram na escola para mais uma reunião interdisciplinar. A reunião teve início com três atividades de integração
coordenadas pelos pibidianos do curso de Teatro. Após, foi retomada a discussão
acerca da proposta de oficina sobre a Reforma do Ensino Médio. Decidiu-se que
será feito um diagnóstico para ter conhecimento daquilo que os alunos já sabem
(seja pela mídia, outros eventos, etc) e estruturar a
oficina a partir disso. O grupo foi então dividido e na próxima terça (23)
passará nas turmas para indagar os alunos sobre o tema. Contudo, antes disso
serão espalhados cartazes pela escola com questões que nortearão a discussão da
próxima terça. Ficou combinado, então, que o grupo se reuniria novamente, dessa
vez na quinta (18) para confeccionar os cartazes. A ideia é que os mesmos sejam
dispostos em lugares inusitados, como teto, porta, classes. Perto desses
cartazes serão dispostas folhas onde estará escrito, por exemplo: "não
olhe para o teto" e no teto estará o cartaz com uma pergunta, como
"você sabe o que muda com a Reforma do Ensino Médio?". A ideia é chamar
a atenção para as questões, que passarão a habitar (se já não habitam) a mente
dos alunos e darão certa introdução à sondagem de terça.
Na ocasião, também foi discutido o nosso projeto
interdisciplinar, que terá como tema gerador direitos humanos. Decidiu-se que
assim que os estudos sobre o assunto começarem, será disposta uma caixa no
corredor da escola para que os alunos coloquem suas sugestões de temas a serem
abordados dentro da temática do projeto.
18 de
maio
Na manhã do dia 18, a pibidiana Jéssica Pedra esteve na
escola, juntamente com outros três bolsistas (das áreas de História e Educação
Física) e uma das supervisoras para confeccionar e dispor os cartazes pela
escola.
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
Santa Rita – Ensino Fundamental (Anos Finais)
Também na manhã do dia 16,
os bolsistas Angélica Gotuzzo e Dominici Reuben estiveram presentes na escola
para mais uma reunião interdisciplinar. Primeiramente, foram lidos os textos
sobre liderança escritos pelos pibidianos. Posteriormente, foi feita a discussão
dos conceitos. Para o próximo encontro, fica como tarefa pensar ideias para uma
oficina sobre o assunto, a qual será trabalhada com os alunos representantes de
turma.
Ainda na manhã de 16 de maio, os pibidianos William Lourenço,
Raul Cunha e Raul Fiori estiveram presentes na escola para reunião
interdisciplinar. Na
primeira parte da reunião, foi trazida pelos alunos do curso de letras uma
atividade de leitura, reflexão e criação a partir do texto O Outro, de Rubem
Fonseca. Após a leitura, os presentes fizeram apontamentos sobre suas
interpretações do texto, onde a invisibilidade e a criação de estereótipos
chamaram a atenção da maioria. Por fim, foi proposto que cada um criasse um micro conto
a partir da visão contrária do texto. Alguns participantes expuseram seus
micros contos e encerrou-se a atividade. Na segunda parte, visto que na
última semana fora realizado o diagnóstico com as turmas do ensino médio da
escola, nessa semana foram relatadas as experiências de cada grupo, e o que foi
dito pelos alunos. Devido a quantidade grande de turmas participantes e
discussões paralelas que acabaram aparecendo devido alguns pontos pertinentes
de suma importância, não houve tempo suficiente para que todos os grupos
relatassem seu diagnóstico, ficando assim para semana que vem a continuação dos
relatos e a escolha do tema interdisciplinar a ser aplicado.
Navegantes – Ensino Fundamental (Anos Finais)
No dia 16 de
maio, os bolsistas Renata Cabral, Pedro de Moura, Enéia Munhoz, Letícia Lemos e
Vitória Ungaretti estiveram presentes na reunião interdisciplinar. Devido a
presença de novos bolsistas, a coordenadora fez uma breve apresentação para
receber os novos pibidianos. Ficou
combinado que dia 23/05 os bolsistas mais antigos irão fazer uma exposição dos
relatórios das oficinas (Gênero e Sexualidade; Raça; Periferia) para os novos. Também ficou marcado para o dia 30/05 o planejamento de
ações que serão realizadas na biblioteca da escola. Por fim,
os grupos das oficinas se reuniram para fazer os últimos ajustes, como quais
materiais serão necessários para a aplicação das oficinas.
Simões Lopes – Ensino Médio
Na terça, 16, os pibidianos John Notzold, Juliana Broilo, Alice Soares e
Leonio Augusto estiveram presentes em mais uma reunião interdisciplinar.
Durante a reunião, os grupos de cada eixo continuaram desenvolvendo como serão
realizadas suas atividades. Desde a última reunião estava sendo desenvolvido um
questionário para diagnóstico das duas turmas do 1º Ano. Após o término do
questionário, ficou decidido que os pibidianos John e Ana Paula (Filosofia) o
aplicarão no 1º Ano A e a Camlia (letras) e Deise (letras) no 1º Ano B.
Areal – Ensino Fundamental (Anos Finais)
Na tarde do dia
16 de maio, o pibidiano Alexandre Pinheiro esteve presente na reunião
interdisciplinar do grupo. O encontro teve início com uma palestra da professora Aline, que ira auxiliar o grupo na
confecção do jornal da escola. A apresentação mostrou a importância da
comunicação como um instrumento de integração da comunidade com a escola, e
também para dar voz aos alunos, indo de encontro com a eleição do novo grêmio
da escola, que está sendo feita em conjunto com os pibidianos. Após isso, o
grupo do pomar foi até as turmas para solicitar que os alunos trouxessem as
sementes das frutas que consumissem ao longo da semana, para então ser
realizada uma atividade inicial enquanto são feitos os últimos ajustes para início
do plantio do pomar.
Areal – Ensino Médio
Também na tarde do dia 15,
os pibidianos Kelvin Vasconcellos, Juliana Ramos, Matheus e Valdirene Drehmer
estiveram na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, após
leitura da ata da reunião da semana anterior e novamente a apresentação dos
pibidianos, se falou do projeto ENEM. Também foi avaliada a divulgação do
projeto (10/5), onde os alunos da escola
mostraram grande interesse em conhecer a universidade. Com isso, já se deu uma breve
discussão sobre a possível visita. Falou-se das inscrições do ENEM feitas na
escola na ultima sexta (12/5) onde os pibidianos auxiliaram os alunos no ato e
tiraram dúvidas sobre o mesmo.
O restante da reunião manteve o foco no projeto
ENEM. Dividiu-se o que ocorrerá em cada encontro do projeto e foram
estabelecidas a data e hora do primeiro encontro, que ocorrerá dia 25/5
(quinta-feira ) das 10h as 12h10min. Tal encontro terá como tema a introdução
do projeto, uma explicação de o que é o ENEM e para que ele serve, junto com a
apresentação das mudanças ocorridas no mesmo. Além disso, haverá um grande espaço
para o assunto redação e também serão apresentados os cursos oferecidos pelas
universidades. Ainda, será feita uma breve apresentação do curso pré-vestibular
oferecido pela UFPel (Desafio) e, por fim, uma conversa onde os pibidianos
contarão sobre suas experiências com o ENEM e farão uma breve fala sobre seus
cursos. Caso haja tempo, acontecerá uma atividade elaborada pelos colegas do
curso de teatro. Encerrando, foi estabelecido o prazo de até esta sexta-feira
para a conclusão dos folders que serão distribuídos para os alunos dia 25.
Comentários
Postar um comentário