RESUMO DAS ATIVIDADES SEMANAIS (15 a 18 de maio)

Sylvia Mello – Ensino Médio
No dia 15 de maio, a bolsista Daniele Furtado esteve presente na escola, juntamente com colegas do grupo interdisciplinar, supervisores e coordenador para reunião com os alunos interessados em compor a comissão eleitoral para escolha do Grêmio Estudantil. Após análise e algumas modificações, foi originado o regimento da referida comissão. Feito isso, os alunos presentes se organizaram e escolheram os cargos de presidente, 1º e 2º vice, 1º e 2º secretários.

Sylvia Mello

Sylvia Mello
Leivas Leite – Ensino Médio
Na manhã do dia 16 de maio, as bolsistas Maiara Berdete e Sheila Sodré estiveram na escola para mais uma reunião interdisciplinar. De início, realizou-se uma oficina de confecção de bancos por meio da reutilização de pneus, sendo a atividade parte do projeto interdisciplinar de revitalização dos espaços da instituição. Em seguida, falou-se sobre a organização dos grupos interdisciplinares de ações na escola.

Santa Rita – Ensino Médio
16 de maio

Na manhã do dia 16 de maio, as bolsistas Jéssica Pedra, Paloma Cremonini e Bruna Vieira estiveram na escola para mais uma reunião interdisciplinar. A reunião teve início com três atividades de integração coordenadas pelos pibidianos do curso de Teatro. Após, foi retomada a discussão acerca da proposta de oficina sobre a Reforma do Ensino Médio. Decidiu-se que será feito um diagnóstico para ter conhecimento daquilo que os alunos já sabem (seja pela mídia, outros eventos, etc) e estruturar a oficina a partir disso. O grupo foi então dividido e na próxima terça (23) passará nas turmas para indagar os alunos sobre o tema. Contudo, antes disso serão espalhados cartazes pela escola com questões que nortearão a discussão da próxima terça. Ficou combinado, então, que o grupo se reuniria novamente, dessa vez na quinta (18) para confeccionar os cartazes. A ideia é que os mesmos sejam dispostos em lugares inusitados, como teto, porta, classes. Perto desses cartazes serão dispostas folhas onde estará escrito, por exemplo: "não olhe para o teto" e no teto estará o cartaz com uma pergunta, como "você sabe o que muda com a Reforma do Ensino Médio?". A ideia é chamar a atenção para as questões, que passarão a habitar (se já não habitam) a mente dos alunos e darão certa introdução à sondagem de terça. 

Na ocasião, também foi discutido o nosso projeto interdisciplinar, que terá como tema gerador direitos humanos. Decidiu-se que assim que os estudos sobre o assunto começarem, será disposta uma caixa no corredor da escola para que os alunos coloquem suas sugestões de temas a serem abordados dentro da temática do projeto.


18 de maio
Na manhã do dia 18, a pibidiana Jéssica Pedra esteve na escola, juntamente com outros três bolsistas (das áreas de História e Educação Física) e uma das supervisoras para confeccionar e dispor os cartazes pela escola.

Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita - Ensino Médio
Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita – Ensino Fundamental (Anos Finais)
Também na manhã do dia 16, os bolsistas Angélica Gotuzzo e Dominici Reuben estiveram presentes na escola para mais uma reunião interdisciplinar. Primeiramente, foram lidos os textos sobre liderança escritos pelos pibidianos. Posteriormente, foi feita a discussão dos conceitos. Para o próximo encontro, fica como tarefa pensar ideias para uma oficina sobre o assunto, a qual será trabalhada com os alunos representantes de turma.

Santa Rita - Ensino Fundamental

Santa Rita - Ensino Fundamental

Félix da Cunha – Ensino Médio
Ainda na manhã de 16 de maio, os pibidianos William Lourenço, Raul Cunha e Raul Fiori estiveram presentes na escola para reunião interdisciplinar. Na primeira parte da reunião, foi trazida pelos alunos do curso de letras uma atividade de leitura, reflexão e criação a partir do texto O Outro, de Rubem Fonseca. Após a leitura, os presentes fizeram apontamentos sobre suas interpretações do texto, onde a invisibilidade e a criação de estereótipos chamaram a atenção da maioria. Por fim, foi proposto que cada um criasse um micro conto a partir da visão contrária do texto. Alguns participantes expuseram seus micros contos e encerrou-se a atividade. Na segunda parte, visto que na última semana fora realizado o diagnóstico com as turmas do ensino médio da escola, nessa semana foram relatadas as experiências de cada grupo, e o que foi dito pelos alunos. Devido a quantidade grande de turmas participantes e discussões paralelas que acabaram aparecendo devido alguns pontos pertinentes de suma importância, não houve tempo suficiente para que todos os grupos relatassem seu diagnóstico, ficando assim para semana que vem a continuação dos relatos e a escolha do tema interdisciplinar a ser aplicado.

Navegantes – Ensino Fundamental (Anos Finais)
No dia 16 de maio, os bolsistas Renata Cabral, Pedro de Moura, Enéia Munhoz, Letícia Lemos e Vitória Ungaretti estiveram presentes na reunião interdisciplinar. Devido a presença de novos bolsistas, a coordenadora fez uma breve apresentação para receber os novos pibidianos. Ficou combinado que dia 23/05 os bolsistas mais antigos irão fazer uma exposição dos relatórios das oficinas (Gênero e Sexualidade; Raça; Periferia) para os novos. Também ficou marcado para o dia 30/05 o planejamento de ações que serão realizadas na biblioteca da escola. Por fim, os grupos das oficinas se reuniram para fazer os últimos ajustes, como quais materiais serão necessários para a aplicação das oficinas.

Simões Lopes – Ensino Médio
Na terça, 16, os pibidianos John Notzold, Juliana Broilo, Alice Soares e Leonio Augusto estiveram presentes em mais uma reunião interdisciplinar. Durante a reunião, os grupos de cada eixo continuaram desenvolvendo como serão realizadas suas atividades. Desde a última reunião estava sendo desenvolvido um questionário para diagnóstico das duas turmas do 1º Ano. Após o término do questionário, ficou decidido que os pibidianos John e Ana Paula (Filosofia) o aplicarão no 1º Ano A e a Camlia (letras) e Deise (letras) no 1º Ano B.

Areal – Ensino Fundamental (Anos Finais)
Na tarde do dia 16 de maio, o pibidiano Alexandre Pinheiro esteve presente na reunião interdisciplinar do grupo. O encontro teve início com uma palestra da professora Aline, que ira auxiliar o grupo na confecção do jornal da escola. A apresentação mostrou a importância da comunicação como um instrumento de integração da comunidade com a escola, e também para dar voz aos alunos, indo de encontro com a eleição do novo grêmio da escola, que está sendo feita em conjunto com os pibidianos. Após isso, o grupo do pomar foi até as turmas para solicitar que os alunos trouxessem as sementes das frutas que consumissem ao longo da semana, para então ser realizada uma atividade inicial enquanto são feitos os últimos ajustes para início do plantio do pomar.

Areal – Ensino Médio
Também na tarde do dia 15, os pibidianos Kelvin Vasconcellos, Juliana Ramos, Matheus e Valdirene Drehmer estiveram na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, após leitura da ata da reunião da semana anterior e novamente a apresentação dos pibidianos, se falou do projeto ENEM. Também foi avaliada a divulgação do projeto (10/5),  onde os alunos da escola mostraram grande interesse em conhecer a universidade. Com isso, já se deu uma breve discussão sobre a possível visita. Falou-se das inscrições do ENEM feitas na escola na ultima sexta (12/5) onde os pibidianos auxiliaram os alunos no ato e tiraram dúvidas sobre o mesmo. 
O restante da reunião manteve o foco no projeto ENEM. Dividiu-se o que ocorrerá em cada encontro do projeto e foram estabelecidas a data e hora do primeiro encontro, que ocorrerá dia 25/5 (quinta-feira ) das 10h as 12h10min. Tal encontro terá como tema a introdução do projeto, uma explicação de o que é o ENEM e para que ele serve, junto com a apresentação das mudanças ocorridas no mesmo. Além disso, haverá um grande espaço para o assunto redação e também serão apresentados os cursos oferecidos pelas universidades. Ainda, será feita uma breve apresentação do curso pré-vestibular oferecido pela UFPel (Desafio) e, por fim, uma conversa onde os pibidianos contarão sobre suas experiências com o ENEM e farão uma breve fala sobre seus cursos. Caso haja tempo, acontecerá uma atividade elaborada pelos colegas do curso de teatro. Encerrando, foi estabelecido o prazo de até esta sexta-feira para a conclusão dos folders que serão distribuídos para os alunos dia 25.

Areal - Ensino Médio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA