RESUMO DAS ATIVIDADES (29 de maio a 1 de junho)
Areal – Ensino Médio
Na
tarde do dia 29 de maio, os pibidianos Juliana Ramos, Matheus Flores, Kelvin
Vasconcellos e Valdirene Drehmer estiveram presentes na escola para reunião
interdisciplinar. Na ocasião, foram feitas deliberações sobre o Projeto ENEM,
que vem sendo planejado há alguns encontros. São elas: data – remarcada para o
dia 31, visto que dia 25, quando a atividade estava prevista, houve uma forte
chuva que impossibilitou a ida de muitos alunos à escola, horário – 9h para
chegada dos pibidianos e 10h para início do evento, assuntos/temáticas – devido
a impossibilidade de alguns pibidianos em comparecer na nova data, foi feito um
rearranjo de quem será responsável por falar cada tópico. São eles: o que e
para que serve o ENEM, mudanças no ENEM 2017, redação e, por último,
universidades. Finalizadas as deliberações, houve uma conversa sobre a postura
dos pibidianos na escola.
Simões
Lopes – Ensino Médio
Também no dia 29, os bolsistas Alice Soares,
Juliana Broilo e John Notzold estiveram na escola para reunião
interdisciplinar. Durante toda a reunião, foram coletados e agrupados os dados
dos estudantes, obtidos pelos questionários aplicados nas últimas semanas. Na
próxima, todos os grupos, divididos por eixos de debate sobre a Reforma do
Ensino Médio deverão levar um projeto que apresente as atividades que serão
realizadas com as turmas.
Santa Rita – Ensino Médio
Na
manhã do dia 30 de maio, as bolsistas Bruna Vieira e Jéssica
Pedra estiveram presentes na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, os bolsistas que realizaram
o diagnóstico juntos na semana anterior, apresentaram a proposta de atividade
para a turma na qual ficaram encarregados, tendo como temática a Reforma do
Ensino Médio. Cada grupo ficou com uma das cinco turmas do Ensino Médio. Posteriormente,
as supervisoras conversaram com os professores de
terça-feira, pedindo liberação para que fosse possível serem realizadas as
atividades semana que vem. Ficou combinado que elas serão realizadas no dia 6 a
partir das 8:15. Após, os grupos deverão se reunir para escrever o relato para
posterior avaliação. Dando prosseguimento à reunião, foram dados os primeiros
passos para o projeto interdisciplinar, que tem como tema gerador Direitos
Humanos e Cidadania. A ideia inicial foi confeccionar novos cartazes (visto que
a última ação que envolveu o recurso deu muito certo), dessa vez com a temática
em questão. Além disso, será disposta uma caixa no corredor para que os alunos
depositem suas sugestões de assunto e atividade/recurso. Também haverá uma
conversa com os professores para que eles incentivem os alunos a participar da
caixa de sugestões com sua opinião. Para adiantar a confecção dos cartazes, foi
feito uma espécie de mutirão pra encontrar livros que trabalhassem a temática
direitos humanos e cidadania, buscando a conceituação desses termos. A reunião
teve fim com a definição das pautas das duas próximas semanas, ficando
combinado que dia 6 a realização das atividades + relato e no dia 13, confecção
dos cartazes, cédulas para as sugestões, customização da caixa e início dos
estudos sobre Direitos Humanos e Cidadania.
Santa
Rita – Ensino Fundamental (Anos finais)
Também na manhã do dia 30, os pibidianos
Angélica Gotuzzo e Dominic Reuben estivem na escola para mais uma reunião
interdisciplinar. No encontro, foram testadas algumas interações para posterior
oficina que será trabalhada com os representantes de turma, a partir do tema
gerador liderança.
Félix da
Cunha – Ensino Médio
Ainda na manhã do dia 30 de maio, os bolsistas
Daniel Lopez, Raul Cunha, Raul Fiori e William Lourenço estiveram na escola
para reunião interdisciplinar. A reunião iniciou com atividade organizada pelas
pibidianas da História, a partir de textos reflexivos aos desdobramentos do
governo Temer em diferentes veículos de comunicações. Posteriormente, foi
proposta a possibilidade de apresentar as relações sociais que o educando tem
como opção no exterior da escola, conhecimentos que a escola pode relacionar
com cidadania e cultura. Houve a iniciativa para criação de oficinas com
enfoque na unimultiplicidade, que busque relações de gênero, políticas
escolares e qual o sentido da escola. Após, foi feita uma breve relação sobre o
olhar na perspectiva do professor (limitações, fragmentações e dificuldades que
os educandos apresentam no aprendizado).
Navegantes
– Ensino Fundamental (Anos finais)
Também na manhã do dia 30, os pibidianos Renata
Cabral, Pedro de Moura, Enéia Munhóz, Leticia Lemos e Vitória Ungaretti
estiveram presentes na reunião interdisciplinar. Na ocasião, os bolsistas foram
até a biblioteca da escola para ajudar na organização. Posteriormente, os
bolsistas do PIBIDGeo conversaram com a coordenadora para combinar a aplicação
da oficina de Gênero e Sexualidade, conversando também com as supervisoras.
Ficou combinado que a oficina será realizada na próxima terça com duas turmas,
sendo elas um sétimo e um nono ano.
Leivas Leite – Ensino Médio
Ainda na manhã da terça (30), os bolsistas Sheila Sodré, Pedro Henrique
e Maiara Berdete estiveram na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião,
cada grupo trabalhou em suas atividades, que serão aplicadas nas turmas durante a semana na escola. Na manhã
em questão, os grupos C e D realizaam seu segundo encontro e, na sexta, será a
vez do grupo B se apresentar para a turma.
![]() |
Leivas Leite |
![]() |
Leivas Leite |
Areal – Ensino Fundamental (Anos finais)
Na tarde do dia 30, os pibidianos Alexandre Pinheiro e Halana
Lautenschleger compareceram na escola para mais uma reunião interdisciplinar.
Um pouco antes da reunião, eles deram continuidade a atividade da semana
passada sobre germinação, dessa vez com uma turma de oitavo e uma de nono ano.
Todas as turmas pretendidas participaram da atividade. Já na reunião, cada eixo
do grupo decidiu quais seriam seus próximos passos. O grupo do pomar planejou
pesquisar sobre sementes e insumos para, assim, buscarem meios para conseguir
as mesmas, com o intuito de começar com o pomar o mais breve possível.
Comentários
Postar um comentário