Resumo das Atividades Semanais (3 a 8 de junho)
Sylvia
Mello – Ensino Médio
Na manhã do sábado (03), os bolsistas
Daniele Furtado e Márcio Pinheiro estiveram presentes na reunião
interdisciplinar. Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes as
atividades do processo eleitoral do grêmio estudantil. Em seguida, se deram as
apresentações dos trabalhos a respeito do ensino em diferentes países. A
reunião foi encerrada sem o término das apresentações, que se darão no próximo
encontro.
![]() |
Sylvia Mello |
Areal
– Ensino Médio
Na tarde da segunda-feira
(05), os pibidianos Valdirene Drehmer, Matheus Flores, Kelvin Vasconcellos e
Juliana Ramos estiveram na escola para encontro interdisciplinar. A reunião
teve início com o relato da oficina realizada em 31 de maio, onde foram
trabalhos assuntos sobre o ENEM com alunos do terceiro ano. Também falou-se
sobre a visita dos alunos nos campus da UFPel. Ficou combinada a segunda etapa
da oficina Projeto ENEM que será realizada no dia 9 de junho, onde serão
tratados os assuntos que mais caem no ENEM nas áreas de Ciências Humanas e
Matemática.
Santa
Rita – Ensino Médio
Na manhã do dia 6 de junho,
as bolsistas Jéssica Pedra, Bruna Vieira e Paloma Cremonini estiveram na escola
para aplicar as atividades sobre a Reforma do Ensino Médio nas turmas. O grande
grupo interdisciplinar foi dividido, de forma que todas as turmas do Ensino
Médio fossem alcançadas. Após a realização das atividades, houve a socialização
dos resultados. Para a próxima semana, ficou programado os estudos acerca dos
Direitos Humanos e Cidadania, para o projeto interdisciplinar.
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
![]() |
Santa Rita - Ensino Médio |
Santa Rita – Ensino Fundamental (Anos finais)
Também na manhã do dia 6, o bolsista Dominic Reuben esteve na
escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, grupos estabelecidos
anteriormente apresentaram atividades intelectuais e as realizaram como teste
para futura aplicação com os representantes de turma. Após a realização das
mesmas, foram discutidas sobre as atividades já realizadas e como podem ser
aplicadas. Também realizaram discussões sobre o impacto de cada atividade.
Félix
da Cunha – Ensino Médio
Ainda na manhã do dia 6, os
bolsistas Raul Fiori, Raul Rodrigues, William Lourenço e Daniel Lopez estiveram
na escola para reunião interdisciplinar. A reunião teve início com a presença
de alguns integrantes do corpo docente da escola, tal como funcionários para
discutir sobre possíveis demandas para o projeto do diagnóstico com as turmas
do Ensino Médio. Com o levantamento parcial do diagnóstico, notou-se a
evidência necessidade de se trabalhar com as questões de violência eu aparecem
em urgente demanda. Além disso, questões a serem abordadas sobre gênero e
sexualidade. A partir dos pontos já discutidos dos grupos que aplicaram os
diagnósticos, fora estabelecido um plano geral de aplicação das oficinas. Foi
discutida a ideia de “corpo” como temática central para construir oficinas
interdisciplinares.
![]() |
Félix da Cunha |
Navegantes – Ensino Fundamental (Anos finais)
Também no dia 6, os
bolsistas Pedro Moura e Renata Cabral estiveram na escola para aplicação da
oficina sobre Gênero e Sexualidade, que é composta também por outros bolsistas
de outros cursos. Os pibidianos da Geografia realizaram com uma turma
específica do nono ano. Foi feita a dinâmica do balão, que se configura da
seguinte forma: dentro dos balões existem papéis com perguntas sobre o tema da
oficina. Colocou-se uma música de fundo e quando ela parar, o aluno que tiver
ficado com o balão deverá estourar para fazer a pergunta. Se demorar muito ou
não conseguir responder a pergunta, ele deverá responder. Os alunos se
mostraram receptivos e gostaram muito da atividade.
![]() |
Navegantes |
![]() |
Navegantes |
![]() |
Navegantes |
![]() |
Navegantes |
Leivas
Leite – Ensino Médio
Ainda na manhã do dia 6, os
bolsistas Maiara Berdete, Pedro Henrique e Sheila Sodré estiveram na escola
para mais uma reunião interdisciplinar. Foram feitos os relatos dos grupos de
Revitalização dos Espaços, dos Saberes Aromáticos, dos Jardins Suspensos e dos
Registros Visuais acerca de suas atividades, bem como encaminhamentos para a
próxima semana.
![]() |
Leivas Leite |
![]() |
Leivas Leite |
Areal
– Ensino Fundamental (Anos finais)
Na tarde da terça (6), o
bolsista Alexandre Pinheiro esteve na escola para reunião interdisciplinar. O
eixo do grêmio se concentrou nos preparativos finais para as eleições do mesmo,
que ocorrerá na próxima semana. A rádio foi finalizada e está pronta. Ela será
inaugurada assim que a escola tiver um grêmio para gerenciá-la. No eixo do
Pomar foram feitos contatos para se conseguir insumos e sementes. Também foram
angariados meios de capinar a área onde será feito o pomar, a expectativa é que
até o final do mês já se comecem a plantação das sementes.
Simões
Lopes – Ensino Médio
Também no dia 6, os
bolsistas Juliana Broilo, John Notzold e Alice Soares estiveram na escola para
encontro interdisciplinar. No primeiro momento da
reunião, fora preenchida uma ficha explicitando qual a proposta e metodologia
das atividades que serão realizadas por cada sub-grupo. Elas serão feitas na
última semana de junho e primeira semana de julho. Finalizando o encontro, foram discutidas as possibilidades de título para o projeto. As propostas foram postadas no
grupo do face, e a mais votada foi: "Ensino Médio Público: reformar por que
e para quem?". Para a próxima reunião o documento explicando as atividades
deverá estar pronto, encaminhando necessidades de tempo e material.
Comentários
Postar um comentário