RELATÓRIO ATA DO DIA 19 DE JUNHO DE 2015
Aos dezenove dias do
mês de junho de dois mil e quinze, ocorreu na sala cento e dois do prédio da
Geografia da Universidade Federal de Pelotas (ICH – Campus V), mais uma reunião
disciplinar do PIBID Geo Ufpel. Com os pontos de pauta predefinidos e com as presenças
dos professores coordenadores, César Martinez, Rosangela Spironello e Liz Dias,
professores supervisores e demais colegas pibidianos se iniciou o encontro.
Primeiramente, os colegas Higor P. de Carvalho e Pedro leram a ata da reunião
passada, após definiu-se que eu, Guilherme mais o colega Igor Rockenbach
ficaram responsáveis pela escrita e leitura da ata desta reunião. As conversas
começaram com os informes passados pela Prof. Liz, os quais foram: o recesso
ocorrerá do dia seis de julho até dez de agosto e serão passadas atividades
para este período que são as organizações dos projetos, tanto na área como no
interdisciplinar e que após o recesso o projeto disciplinar deve estar pronto;
também que no próximo semestre terá abertura de novas vagas para o ingressar no
PIBID e ocorrerá avaliação dos pibidianos quanto as atividades dentro do
programa e histórico das disciplinas cursadas no semestre, no caso de problemas
identificados, será usada a carta de advertência. Continuando os informes: nos
foi passado que a Capes reforçou que há apoio para pibidianos em eventos, com
isso segue datas de alguns eventos nos próximos meses: entre os dias nove, dez
e onze de dezembro deste ano ocorrerá em Lajes-SC o Fórum Regional do PIBID e
cada universidade terá uma cota e com isso a UFPel deverá fretar um ônibus para
os estudantes que tiverem trabalhos inscritos; já aqui em Pelotas, ocorre o CIC
e as inscrições encerram-se no dia treze de julho e o evento ocorre em
setembro, para os pibidianos que apresentarem trabalhos do PIBID a inscrição
será paga pelo programa; nos dias trinta e um de agosto, um e dois de setembro
ocorre o evento PIBID/UFPel que todos devem participar, além disso quem quiser
ser monitor deve contatar o Professor Rafael da Física pelo e-mail: rafaelbrasil@gmail.com; aproveitando a fala sobre eventos, o Professor
Tissiano convidou o grupo para apresentar as oficinas itinerantes para os
professores da Escola Don Joaquim no dia vinte e sete de junho. Encerrando-se
os informes, o Professor César apresentou slides sobre modelo de projeto,
intitulado: “Metodologia de Construção de Projeto de Ensino” auxiliado pelo
autor espanhol Fernando Hernandez, durante a fala e entre outras questões, o
colega Igor Rockembach trouxe uma dúvida sobre o objetivo do questionário no
diagnóstico, com isso a Professora Liz nos falou que esse primeiro questionário
é exploratório (por não se conhecer quem esta sendo questionado) e assim, após
esses primeiros resultados é de bom grado retornar e aplicar um novo
questionário para o mesmo grupo. Após o intervalo do nosso encontro, as
comissões responsáveis pela “III MOSTRA E SEMINÁRIO DO PIBID GEOGRAFIA UFPEL:
ESPAÇO ESCOLAR, POSSIBILIDADES E VIVÊNCIAS”, evento do PIBID Geo relataram como
esta ocorrendo a organização, com isso o pessoal da iniciou sua apresentação,
foram destacadas as ações até o momento, sendo definido que o auditório do
Direito fora reservado para as datas do evento e que será necessário reservar
as salas no Prédio Salis Goulart para as oficinas itinerantes se apresentarem.
A colega Daniele Macedo ficou responsável pelas reservas das salas do Salis
Goulart para os dias do evento, junto com os coordenadores do Pibid. A comissão
estrutural também deverá cobrar das outras comissões os materiais que elas
precisarão para realizar suas atividades; o colega Higor Carvalho, levantou a
hipótese de se realizar uma rifa para arrecadar fundos, proposta que ficou
ainda indefinida na reunião; a coordenadora Liz Dias afirmou que já existem
cabos, microfones e caixas de som disponíveis para o evento do Pibid, para
utilizá-las deverá se contatar o professor Adriano Simon. Por fim, ficou
acertado que a comissão estrutural deverá rever as questões das datas do evento
a fim de verificar como anda as reservas do Auditório do Direito, organizar a
reserva das salas do Pibid e receber das outras comissões os materiais que
serão necessários no evento; já os colegas da comissão de arte e divulgação nos
passaram que estão confeccionando o símbolo do evento, colega José nos elucidou
algumas ideias, além disso, foi passado o cronograma atual do evento que é: no
dia vinte de outubro (terça) ocorrerá, a partir das dezessete horas, o
credenciamento para o evento, as dezoito horas abertura do evento com momento
cultural e as dezenove horas a abertura do evento, ocorrendo todos no prédio do
Direito UFPel. No dia vinte e um (quarta), as quatorze horas e trinta minutos,
Exposição de pôsteres/projetos disciplinares – ICH Campus V, após as dezessete
horas o coffee-break no mesmo local; já as dezenove horas no auditório do
prédio do Direito UFPel, acontecerá a fala de representantes das escolas; no
último dia, vinte e dois (quinta) no ICH – Campus V, as quatorze horas e trinta
minutos teremos as oficinas itinerantes e após, as dezessete coffee-break com
encerramento do evento com momento
cultural; e finalizando, as dezenove horas no mesmo local, oficinas
itinerantes. A comissão cultural, representada pelos colegas Kainan Santos,
Bruna Mendes, Gabriel Rangel, Raissa Ávila, Luziane Nunes e Larissa Erdamnn,
afirmou que os dois momentos culturais estão encaminhados: o primeiro momento
cultural, será na terça-feira, as dezoito horas e trinta minutos, com alunos da
Escola Areal que farão apresentações artísticas - ficou definido que a questão
do transporte ainda deverá ser analisado pelo grupo; o momento cultural de
quinta-feira, terá seu início as dezessete horas, sendo realizado por seis
alunas da Escola Assis Brasil, que farão uma apresentação musical – a
supervisora Joyce se disponibilizou a subsidiar o transporte das alunas até o
evento. Além dos momentos culturais, o coffee-break também será de
responsabilidade da comissão cultural. Dando sequência a reunião, o pessoal da
comissão de finanças informou que será cobrado dez reais pela inscrição, estão
pensando em crachás com carimbos e também em conseguir entregar o certificado
do evento ao final do mesmo. Por fim, os novos colegas pibidianos foram
distribuídos nas oficinas itinerantes, ficando assim: a oficina de gênero e
sexualidade recebeu os colegas Cristiane, Pedro e Márcio; a oficina de
comunicação e mídias sociais os pibidianos Alexandre e Andressa; já o colega
Raul entrou na oficina de impactos ambientais e recursos hídricos; fechando, os
pibidianos Carlos, Larissa e Henrique adentraram na oficina de cultura afro
brasileira e indígena. Sem mais para o momento, eu, Guilherme Fontana e meu
colega Igor Rockenbach lavramos esta ata. Pelotas, vinte e cinco de junho do
ano de dois mil e quinze.
Relatado por Guilherme Fontana
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