RELATÓRIO ATA DO DIA 19 DE JUNHO DE 2015

Aos dezenove dias do mês de junho de dois mil e quinze, ocorreu na sala cento e dois do prédio da Geografia da Universidade Federal de Pelotas (ICH – Campus V), mais uma reunião disciplinar do PIBID Geo Ufpel. Com os pontos de pauta predefinidos e com as presenças dos professores coordenadores, César Martinez, Rosangela Spironello e Liz Dias, professores supervisores e demais colegas pibidianos se iniciou o encontro. Primeiramente, os colegas Higor P. de Carvalho e Pedro leram a ata da reunião passada, após definiu-se que eu, Guilherme mais o colega Igor Rockenbach ficaram responsáveis pela escrita e leitura da ata desta reunião. As conversas começaram com os informes passados pela Prof. Liz, os quais foram: o recesso ocorrerá do dia seis de julho até dez de agosto e serão passadas atividades para este período que são as organizações dos projetos, tanto na área como no interdisciplinar e que após o recesso o projeto disciplinar deve estar pronto; também que no próximo semestre terá abertura de novas vagas para o ingressar no PIBID e ocorrerá avaliação dos pibidianos quanto as atividades dentro do programa e histórico das disciplinas cursadas no semestre, no caso de problemas identificados, será usada a carta de advertência. Continuando os informes: nos foi passado que a Capes reforçou que há apoio para pibidianos em eventos, com isso segue datas de alguns eventos nos próximos meses: entre os dias nove, dez e onze de dezembro deste ano ocorrerá em Lajes-SC o Fórum Regional do PIBID e cada universidade terá uma cota e com isso a UFPel deverá fretar um ônibus para os estudantes que tiverem trabalhos inscritos; já aqui em Pelotas, ocorre o CIC e as inscrições encerram-se no dia treze de julho e o evento ocorre em setembro, para os pibidianos que apresentarem trabalhos do PIBID a inscrição será paga pelo programa; nos dias trinta e um de agosto, um e dois de setembro ocorre o evento PIBID/UFPel que todos devem participar, além disso quem quiser ser monitor deve contatar o Professor Rafael da Física pelo e-mail: rafaelbrasil@gmail.com; aproveitando a fala sobre eventos, o Professor Tissiano convidou o grupo para apresentar as oficinas itinerantes para os professores da Escola Don Joaquim no dia vinte e sete de junho. Encerrando-se os informes, o Professor César apresentou slides sobre modelo de projeto, intitulado: “Metodologia de Construção de Projeto de Ensino” auxiliado pelo autor espanhol Fernando Hernandez, durante a fala e entre outras questões, o colega Igor Rockembach trouxe uma dúvida sobre o objetivo do questionário no diagnóstico, com isso a Professora Liz nos falou que esse primeiro questionário é exploratório (por não se conhecer quem esta sendo questionado) e assim, após esses primeiros resultados é de bom grado retornar e aplicar um novo questionário para o mesmo grupo. Após o intervalo do nosso encontro, as comissões responsáveis pela “III MOSTRA E SEMINÁRIO DO PIBID GEOGRAFIA UFPEL: ESPAÇO ESCOLAR, POSSIBILIDADES E VIVÊNCIAS”, evento do PIBID Geo relataram como esta ocorrendo a organização, com isso o pessoal da iniciou sua apresentação, foram destacadas as ações até o momento, sendo definido que o auditório do Direito fora reservado para as datas do evento e que será necessário reservar as salas no Prédio Salis Goulart para as oficinas itinerantes se apresentarem. A colega Daniele Macedo ficou responsável pelas reservas das salas do Salis Goulart para os dias do evento, junto com os coordenadores do Pibid. A comissão estrutural também deverá cobrar das outras comissões os materiais que elas precisarão para realizar suas atividades; o colega Higor Carvalho, levantou a hipótese de se realizar uma rifa para arrecadar fundos, proposta que ficou ainda indefinida na reunião; a coordenadora Liz Dias afirmou que já existem cabos, microfones e caixas de som disponíveis para o evento do Pibid, para utilizá-las deverá se contatar o professor Adriano Simon. Por fim, ficou acertado que a comissão estrutural deverá rever as questões das datas do evento a fim de verificar como anda as reservas do Auditório do Direito, organizar a reserva das salas do Pibid e receber das outras comissões os materiais que serão necessários no evento; já os colegas da comissão de arte e divulgação nos passaram que estão confeccionando o símbolo do evento, colega José nos elucidou algumas ideias, além disso, foi passado o cronograma atual do evento que é: no dia vinte de outubro (terça) ocorrerá, a partir das dezessete horas, o credenciamento para o evento, as dezoito horas abertura do evento com momento cultural e as dezenove horas a abertura do evento, ocorrendo todos no prédio do Direito UFPel. No dia vinte e um (quarta), as quatorze horas e trinta minutos, Exposição de pôsteres/projetos disciplinares – ICH Campus V, após as dezessete horas o coffee-break no mesmo local; já as dezenove horas no auditório do prédio do Direito UFPel, acontecerá a fala de representantes das escolas; no último dia, vinte e dois (quinta) no ICH – Campus V, as quatorze horas e trinta minutos teremos as oficinas itinerantes e após, as dezessete coffee-break com encerramento do evento  com momento cultural; e finalizando, as dezenove horas no mesmo local, oficinas itinerantes. A comissão cultural, representada pelos colegas Kainan Santos, Bruna Mendes, Gabriel Rangel, Raissa Ávila, Luziane Nunes e Larissa Erdamnn, afirmou que os dois momentos culturais estão encaminhados: o primeiro momento cultural, será na terça-feira, as dezoito horas e trinta minutos, com alunos da Escola Areal que farão apresentações artísticas - ficou definido que a questão do transporte ainda deverá ser analisado pelo grupo; o momento cultural de quinta-feira, terá seu início as dezessete horas, sendo realizado por seis alunas da Escola Assis Brasil, que farão uma apresentação musical – a supervisora Joyce se disponibilizou a subsidiar o transporte das alunas até o evento. Além dos momentos culturais, o coffee-break também será de responsabilidade da comissão cultural. Dando sequência a reunião, o pessoal da comissão de finanças informou que será cobrado dez reais pela inscrição, estão pensando em crachás com carimbos e também em conseguir entregar o certificado do evento ao final do mesmo. Por fim, os novos colegas pibidianos foram distribuídos nas oficinas itinerantes, ficando assim: a oficina de gênero e sexualidade recebeu os colegas Cristiane, Pedro e Márcio; a oficina de comunicação e mídias sociais os pibidianos Alexandre e Andressa; já o colega Raul entrou na oficina de impactos ambientais e recursos hídricos; fechando, os pibidianos Carlos, Larissa e Henrique adentraram na oficina de cultura afro brasileira e indígena. Sem mais para o momento, eu, Guilherme Fontana e meu colega Igor Rockenbach lavramos esta ata. Pelotas, vinte e cinco de junho do ano de dois mil e quinze.

Relatado por Guilherme Fontana

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