RELATO REFERENTE À PALESTRA DO DIA 07/11/2014 COM AS PROFESSORAS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO SOBRE O SEMINÁRIO INTEGRADO NAS SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS, relatado pela bolsista Emilli Moreira

Aos dias 07 de novembro de 2014, ás 19h30min no auditório da faculdade de direito da UFPel localizado na Praça Conselheiro Maciel, 215 – Centro, teve início a palestra das professoras do ensino médio politécnico sobre o seminário integrado nas suas respectivas escolas, nas quais o PIBID Geografia atua. Estavam presentes os coordenadores de área Rosangela Spironello, Adriano Luís Heck Simon, a coordenadora de gestão educacional Liz Cristiane Dias, os pibidianos da geografia, os demais alunos/ouvintes e as seis professoras palestrantes, são elas: Angéli Olachea de Oliveira: Escola Félix da Cunha, Tânise Rodrigues Ávila: Escola Sylvia Mello, Joice Meireles Gomes Aires: Escola Assis Brasil, Marilei de Oliveira dos Santos Ferreira: Escola Dr. Augusto Simões Lopes, Daniela Grillo de Azevedo: Escola Santa Rita, Marismar Chaves da Silva: Escola Ginásio Estadual Areal.
A abertura foi feita pela professora Rosangela, sendo deliberado o tempo de 15 minutos para a fala de cada professora. A primeira palestrante foi a professora Daniela que trabalha na escola Santa Rita com as disciplinas de filosofia, sociologia e história no 2° e 3° anos. Daniela fez uma abordagem geral de como funciona o seminário integrado na escola, que ocorre no turno inverso das aulas, explicando que o mesmo trata sobre os assuntos: pesquisa, ciência, tecnologia, cultura e trabalho. Sendo assim, são trabalhados com os alunos a mostra de trabalhos e documentários além das pesquisas. A professora também expôs a questão da interdisciplinaridade, que deve ser melhor desenvolvida e a falta de motivação dos alunos para desenvolver os trabalhos.
Em seguida, houve a palestra da professora Marismar que trabalha com o 1°, 2° e 3° anos na escola do Areal, a mesma iniciou sua fala com uma explicação sobre o que é o seminário integrado, que segundo ela é uma disciplina que tem como meta a interdisciplinaridade, a construção de um projeto vivencial e o trabalho como princípio educativo. Dando seguimento a sua palestra, Marismar explicitou o que é a PIRC (prova integrada), que tem como objetivo o desenvolvimento da leitura, interpretação de textos, capacidade crítico-reflexiva dos alunos e de certa forma induz todos os professores da escola a trabalharem com os temas tratados no seminário integrado. A professora também explicou a importância desses temas estarem relacionados à realidade do aluno, por isso o tema gerador no 1° ano foi: “Pelotas e sua realidade social”, no 2° ano: “Trabalho e consumo” e 3° ano: “Meio ambiente”. Após ser muito aplaudida, Marismar concluiu sua apresentação esclarecendo como é organizado o seminário integrado na escola Ginasio do Areal. Relatou que no 1° ano é feita a elaboração do projeto, no 2° ano a pesquisa documental e bibliográfica e no 3° ano a apresentação dos relatórios. Por fim, Marismar fez uma contribuição para o próximo evento do Pibid Geografia, colaborando com a ideia de participação dos alunos das escolas nas quais o Pibid atua no próximo seminário.
Dando sequência às palestras, aconteceu a fala da professora Marilei que trabalha com o 1° ano A e B na escola Dr. Augusto Simões Lopes. “A mesma fez uma breve introdução sobre o que se trata o seminário integrado, implementado na escola em 2012, tendo como tema gerador das pesquisas no 1° ano: “Violência – Os vários tipos de violência” e no 3° ano: “ O consumismo”. Para desenvolver os trabalhos, os alunos entram em contato com a pesquisa, filmes, vídeos, como também elaboram um relatório que deve ser entregue ao professor.
A seguir, houve a fala da professora Angéli que é da área das letras e trabalha na escola Félix da Cunha. Apesar de não fazer parte do seminário integrado, a professora fez uma explicação de como o mesmo funciona no 1°, 2° e 3° anos na escola, tendo como tema gerador de pesquisa “esporte e lazer”.
Após Angéli, ocorreu a palestra com a professora Tanise da escola Silvia Melo. Tanise também não faz parte do seminário integrado, mas representou sua escola assim como Angéli e fez alguns esclarecimentos sobre o funcionamento das atividades do seminário integrado na escola, que diferentemente das escolas anteriores não ocorre no turno inverso das aulas, como também não trabalha com um tema gerador fixo e sim permite aos alunos uma escolha que atenda a vontade de cada um.
A última, mas não menos importante a palestrar foi a professora Joice que trabalha na escola Assis Brasil. Primeiramente Joice fez um relato muito interessante referente a sua vida acadêmica, após fez explicações sobre a concepção de ensino médio politécnico, que no seu modo de pensar seria a articulação das áreas do conhecimento, onde o conhecimento do aluno deve ser levado em consideração. Sendo assim, no 1° ano o tema gerador foi “Identidade e alteridade”, no 2° ano “Mundo virtual” e no 3° ano “Mundo do trabalho”. A seguir fez uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos do seminário integrado, após demonstrou uma série de filmes que podem ser trabalhados com os alunos, como círculo de fofo e o quinto poder. Por fim, abordou a questão dos debates que são realizados na escola, tendo como temas a privacidade na internet, legalização das drogas, trabalho e mundo virtual, entre outros.

Assim, encerraram-se as palestras e iniciou-se o momento de questionamentos às palestrantes, finalizando esse momento às 21h40min.

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