OFICINA ITINERANTE DO PIBIDGEO: CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA, relatado pela bolsista Sheila Peres Sodré

Aos sete dias do mês de novembro de dois mil e quatorze, ás quatorze horas e trinta minutos, o grupo composto por Alessandra Lopes, Alex Amaral, Camila Souza, José Ribeiro, Sheila Sodré e Thaiane Lima, reunidos na sala 102 do Campus V do ICH, localizado no antigo prédio do Salles Goulart, dá início ás atividades da Oficina Itinerante de Cultura Afro - brasileira e Indígena. Primeiramente organizamos as cadeiras em uma roda para que assim facilitasse o dialogo entre os participantes. Conforme estes iam chegando os distribuímos as fichas coloridas que representavam uma mesorregião do Rio Grande do Sul, após os pibidianos apresentaram-se, informando nome, semestre e porque escolheram desenvolver esta oficina, em seguida, com a intenção de levantar dados sobre o perfil do público presente convidamos cada um dos treze participantes a falarem qual faculdade cursavam e os motivos que os levaram a se inscrever nesta oficina. Após as breves apresentações, demos início á oficina, mostrando os seus objetivos, justificativas, metodologia e conclusão. Aplicou - se a atividade prevista, para isso, formou-se os grupos a partir da cor das fichas, disponibilizamos as regiões em e.v.a, as canetas, os post-its e os folders. Enquanto a atividade se desenrolava, os pibidianos assessoravam o público respondendo as dúvidas destes. Aproximadamente quarenta e cinco minutos depois, os grupos disseram o que compreendiam que seria ligada a cultura dos dois povos nas regiões em que trabalharam, foram lembrados os mais diferentes aspectos, como comidas, danças, religiões e etc. Adicionou-se o e.v.a ao banner com o mapa do Rio Grande do Sul. O momento contou com muita participação dos componentes dos outros grupos, que comentaram outros elementos presentes naquela região que pertenciam á cultura afro-brasileira e indígena, além de problematizar a questão do preconceito. Com o mapa completo, o grupo reuniu-se para uma foto. Sem mais, deu-se encerrada a atividade ás dezesseis horas e quarenta minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA