OFICINA ITINERANTE DO PIBIDGEO: GÊNERO E SEXUALIDADE, relatado pelo bolsista Kainan Rodrigues

A oficinaSexualidade e Gênero, integrada no projeto “Oficinas Itinerantes do PibidGEO”, foi ofertada na II Mostra e Semináriodo PIBID Geografia UFPel: Perspectivas Atuais e Atividade Docente, sendo ministrada pelos pibidianos Daniele Macedo, Fabiano de Souza,Igor Rockenbach e Kainan Rodrigues, tendo como convidado especial o ex-pibidiano Carlos André, que é também orientador do projeto devido seu aprofundamento teórico em relação ao tema. A apresentação da oficina iniciou às 14horas e 25 minutos no dia sete de novembro, contando com a presença de cinco participantes:uma professora do curso da Geografia, três alunos do curso de Licenciatura em Geografia e uma aluna do curso dePedagogia.
Inicialmente, os oficineiros fizeram uma breve explanação sobre o projeto Oficinas Itinerantes do PibidGEO, o porquê da escolha do tema sexualidade e gênero como proposta de oficinae como a mesma vem se desenvolvendo no Pibid Geografia. Em seguida, com as classes organizadas em formato de meio círculo - visando oportunizaruma roda de conversa, na qual a apresentação fosse realizada sentada, no intuito de promover um diálogo aberto com os participantes - os ministrantes expuseram a proposta de intervenção na escola conjuntamente ao relato da experiência de apresentação da proposta de oficina para os professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (SMED) de Pelotas.
Em um segundo momento, após comentários e sugestões dos participantes quanto as ações e propostas de oficina, foi exibido um pequeno vídeo chamado “Gênero, Sexualidade e Geografia” produzido pelo Coletivo INDACA da Unesp - Campus Ourinhos. Seguido da apresentação do vídeo, foi aberto um espaço para o debate, no qual foram feitos questionamentos sobre algumas nomenclaturas relacionadas ao tema e um longo diálogo inteiramente construtivo, contando com relatos pessoais dos participantes e questões envolvendo questões de gênero e sexualidade na escola.
Subsequentemente, como culminância da oficina, foi realizada uma dinâmica utilizando balões que continham perguntas em seu interior. As perguntas foram confeccionadas pelos ministrantes,abordando temas atuais, tais como:a criminalização da homofobia, a construção de gênero e identidade, o feminismo, a despenalização do aborto, preconceito nas escolasetc., que fomentaram um diálogo construtivo por mais um longo período.
O encerramento da oficina ocorreu às 17 horas e cinquenta minutos. Por fim, percebeu-se que apesar do pouco número de participantes, houveum grande envolvimento dos mesmos na construção do diálogo; o quê, consequentemente, não permitiu que fossem utilizados todos os recursos previstos para a oficina. Conclui-se, portanto, queos objetivos da proposta foram alcançados com êxito.

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