OFICINA ITINERANTE DO PIBIDGEO: MEIO AMBIENTE: IMPACTOS AMBIENTAIS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS, relatado pela bolsista Luziane Nunes

A presente oficina teve realização no segundo dia do evento, sexta-feira 7 de novembro, no ICH campus 5 Sallis Goulart. Elaborada e apresentada pelos seguintes oficineiros: Luziane Nunes, Raissa Avila, Gabriel Oliveira, John Pablo Barbosa Notzold, Josiane Silveira.
A oficina estava programada para ter início as 14 horas, mas em virtude do atraso dos participantes inscritos teve seu início reprogramado para ás 14 horas e 40 minutos. Contou-se com a presença de 05 participantes dos 14 inscritos. Os principais momentos da oficina se deram na seguinte ordem:
Apresentação do tema e justificativa da escolha do mesmo.
Diálogo sobre:
O que se compreende por recursos hídricos: neste momento foi proposto aos participantes que expusessem suas colocações quanto o que compreendem por conceito de recursos hídricos.
Reflexões sobre a importância da água, através da análise dos múltiplos usos dos recursos hídricos: através de imagens, que foram usadas como suporte para relatos e diálogos sobre o que são os múltiplos usos dos recursos hídricos, os participantes relataram e refletiram juntamente com os oficineiros sobre algum usos da água no dia-a-dia da sociedade atual.
Ponderações sobre o Ciclo Hidrológico Terrestre e sua dinâmica na movimentação da água: através dos principais conceitos que compõe os processos deste ciclo, houve discussões sobre o comportamento da água na terra.
Dialogo sobre como se dá a formação das bacias hidrográficas e sua relação com a distribuição da água na superfície: dialogo sobre a disposição de água na superfície.
Documentário da TV Cultura Programa Matéria de Capa intitulado Água, Escassez e Soluções, com duração de 30 minutos.
Discussões sobre o documentário que aborda sobre a escassez de água, um dos maiores desafios a serem enfrentados ao longo do século XXI. O vídeo traz atenção que atualmente, cerca de um bilhão e setecentos milhões de pessoas, quase um quarto da população da terra, vivem em áreas onde não existe fornecimento adequado, seja pela falta ou pela inexistência de infraestrutura para levar a água até as moradias. Embora alguns países, como o Brasil, disponham de grandes reservas, nos rios, lagos e aqüíferos, é importante pensar no futuro. Fala sobre a iniciativa das organizações ambientais que defendem o uso racional ou das empresas que adotam novos procedimentos em suas indústrias, a fim de reduzir o consumo. Nesta edição fala da água, suas reservas, a escassez e a importância de tratar esse recurso com o máximo cuidado.
Abordagem sobre as principais formas de contaminação que águas de precipitações sofrem ao ter contato com áreas contaminadas.
Reflexões sobre o uso da maquete: reflexões sobre o usos deste instrumento como recurso metodológico de ensino-aprendizagem e relevância de seu uso nas abordagens geográficas.
Momento de interação direta com a maquete: participantes refletiram sobre as principais situações representadas tridimensionalmente.
A oficina se deu de forma interativa em todos os momentos, pois priorizou a reflexão sobre a problemática apresentada e mediou a produção de conhecimento coletivo dos envolvidos.  Apesar de ter contado com a participação de 5 graduandos, pode-se construir uma rede contínua de interações e reflexões pautada pelo diálogo entre todos os que participam do processo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA