PALESTRA DE ENCERRAMENTO COM LÍGIA CARDOSO CARLOS, relatado pela bolsista Daiane Mendes Peter

Aos oito dias do mês de novembro de 2014, por volta das 14 horas no auditório do curso de Direito da UFPel, realizou-se a palestra de encerramento da II Mostra e Seminário PIBID Geografia UFPel, que foi realizada pela professora Lígia Cardoso Carlos, da Faculdade de Educação da UFPel.
Esta iniciou sua palestra relatando a importância do PIBID para a formação acadêmica dos futuros professores. Em seguida, citou os objetivos do mesmo, que são: desenvolver a integração entre educação superior e educação básica; inserir os futuros professores no cotidiano de escolas da rede pública de educação; motivar os professores dessas escolas como coformadores dos futuros docentes; e contribuir para a articulação entre teoria e prática fundamentais à formação dos professores, aumentando assim a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Após, a professora Lígia afirmou que professores e estudantes identificam que a formação acadêmica ainda se encontra distante dos contextos escolares, e que, geralmente, os docentes dos cursos de licenciatura possuem um vínculo muito frágil com os docentes das escolas.
A palestrante também leu a citação do educador português Antônio Nóvoa, que diz: “Nada substitui um bom professor”. E relatou acerca da importância do professor ser reflexivo e do professor ser pesquisador.
Enfatizou que, deve ser atribuído aos professores, um maior peso na formação dos seus futuros colegas de profissão, e que o conhecimento docente deve ser mais valorizado, pois o profissional docente está construindo conhecimentos.
A professora mencionou que a reflexão acerca da prática e da experiência é de fundamental importância na formação acadêmica do futuro docente. Seria importante que houvesse uma fusão entre a academia, a escola e a formação docente, ou seja, uma nova realidade organizacional, e também, uma maior aproximação entre as diversas carreiras docentes.
Também comentou que, deve-se romper com a tradição que atribui todas as missões à escola, e que deve haver uma articulação da formação docente com o debate sociopolítico. Com isso, se desenvolverão iniciativas no sentido de definir um novo contrato social relacionado à educação.
Após, a palestrante relatou sobre a importância da experiência docente, que quanto mais recursos teóricos o docente tiver, mais este saberá lidar com as situações do seu cotidiano.
Depois, foi aberto um espaço para questionamentos e comentários acerca da temática da palestra. Foram realizadas algumas intervenções por parte dos alunos do curso de Geografia, pela professora Rosângela Spironello e pelo professor Adriano Simon.

Por volta das 15h30min, o professor Adriano agradeceu a presença de todos e fez um agradecimento especial à professora Lígia Carlos pela palestra. E, em seguida foi encerrado o evento.

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