RELATÓRIO ATA DO DIA 06 DE MARÇO DE 2015
Realizada no dia seis de março de dois mil e quinze,
sexta-feira, ocorrera a reunião disciplinar do Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal
de Pelotas. Às quatorze horas no Instituto de Ciências Humanas cinco (Campus
Felix da Cunha) inicia-se a reunião com a fala da coordenadora Liz Dias, a qual
formaliza a apresentação do professor Cesar Martinez ao grupo, que passa a
fazer parte da coordenação conjuntamente com a já Coordenadora Rosangela
Spironello. Como novo coordenador, Cesar preenche a vaga deixada pelo professor
Adriano Simon, logo, ficará responsável pelo ensino fundamental frente aos
bolsistas. Posterior às devidas apresentações e formalidades, é exposto ao
grupo à possibilidade de remanejamento dos mesmos, uma vez que alguns
pibidianos foram desligados do programa por não haver mais vínculo com o curso
de Geografia, em parte, recém formados. Foi comunicado sobre a abertura de um
novo edital para o preenchimento dessas vagas, que será coletivo (para todos os
cursos) e ofertará seis vagas diretas, no caso da geografia, mais suplentes. O
grupo deverá divulgar e manter os alunos do curso informados sobre o edital e o
programa. Posteriormente os coordenadores divulgam aos bolsistas a lista
atualizada de distribuição por escola, tanto do ensino fundamental quanto do
politécnico, relembrando a possibilidade de reorganização do grupo. Após a
exposição das listas os pibidianos foram questionados sobre as chamadas para as
reuniões interdisciplinares, se estas já estavam ocorrendo nas escolas de forma
regular, o que, de acordo com os relatos, a maioria dos bolsistas já haviam se
reunido com seus grupos interdisciplinares. Posteriormente, a fim de preencher
as vagas de representantes discentes, o bolsista Gabriel se voluntariou a vaga
de representante, tendo como sua vice a bolsista Alessandra. A seguir, fora discutido o cronograma de
atividades para o primeiro semestre de dois mil e quinze, onde se frisou a
importância do diagnóstico de área, que deverá ser concluído até o final do mês
de Junho. Assim, com a conclusão do diagnóstico, visa-se inserir os projetos do
PIBIDGeo nas escolas, de acordo com a demanda apresentada em cada instituição,
estes deverão ocorrer antes do fim do semestre. Os fichamentos, referentes aos
textos “Leitura do espaço geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e
Território” e “Metamorfose do Espaço Habitado”, que foram enviados durante as
férias, tiveram o prazo de entrega estendidos para a próxima reunião, que
ocorrerá no dia vinte de Março. Após expor a possibilidade de algumas reuniões
serem realizadas as quintas-feiras, pela quantidade de dias não-letivos,
retomou-se o assunto referente ao diagnostico de área, que deverá ser
apresentado por grupo/escola para os demais bolsistas em reuniões futuras.
Ainda nesse ponto, foi comentada a importância do mês de abril ser dedicado ao
diagnóstico e aos projetos por escola para então, no segundo semestre, já estar
sendo aplicado através de ações e intervenções nas instituições. Iniciando os
relatos acerca do andamento dos projetos disciplinares nas escolas, a fala
referente à escola Assis Brasil foi feita pela pibidiana Alessandra, seguida
pelos colegas Julianderson, Emelli e Luciano que expuseram o andamento do mesmo
na escola Santa Rita. O projeto na escola Silva Melo foi relatado por John e Camila, enquanto Ana, Higor e José expuseram o projeto da escola Navegantes,
dando fim dos relatos, referentes ao ensino fundamental, a bolsista Luziane
relatou sobre o projeto do Ginásio do Areal. Já os relativos ao ensino
Politécnico, foram feitos por Josiane, Alex, Vinicius e Leandro, do Ginásio do
Areal, Assis Brasil, Dom João Braga e Simões Lopes respectivamente. De acordo
com os relatos, os projetos do ensino Politécnico se apresentam em fase mais
avançada que grande parte dos projetos do ensino fundamental, em sua maioria em
fase inicial. Posteriormente os bolsistas Igor e Kainan expuseram suas
experiências como participantes do Projeto Rondon durante o período de férias.
Através de imagens demonstraram as oficinas ministradas e demais atividades que
participaram como Rondonistas durante na operação Mandacaru, que ocorreu no
estado do Ceará no período entre dezessete e trinta e um de Janeiro, em quinze
municípios da região. Após o relato do projeto, o que é, como funciona e quais suas
finalidades a reunião teve seu encerramento antecipado para as quinze horas e
cinquenta minutos, já que os coordenadores se fariam presentes em outra reunião
na Universidade.
Relatado por Lucas Serpa
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