RELATÓRIO ATA DO DIA 06 DE MARÇO DE 2015

Realizada no dia seis de março de dois mil e quinze, sexta-feira, ocorrera a reunião disciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. Às quatorze horas no Instituto de Ciências Humanas cinco (Campus Felix da Cunha) inicia-se a reunião com a fala da coordenadora Liz Dias, a qual formaliza a apresentação do professor Cesar Martinez ao grupo, que passa a fazer parte da coordenação conjuntamente com a já Coordenadora Rosangela Spironello. Como novo coordenador, Cesar preenche a vaga deixada pelo professor Adriano Simon, logo, ficará responsável pelo ensino fundamental frente aos bolsistas. Posterior às devidas apresentações e formalidades, é exposto ao grupo à possibilidade de remanejamento dos mesmos, uma vez que alguns pibidianos foram desligados do programa por não haver mais vínculo com o curso de Geografia, em parte, recém formados. Foi comunicado sobre a abertura de um novo edital para o preenchimento dessas vagas, que será coletivo (para todos os cursos) e ofertará seis vagas diretas, no caso da geografia, mais suplentes. O grupo deverá divulgar e manter os alunos do curso informados sobre o edital e o programa. Posteriormente os coordenadores divulgam aos bolsistas a lista atualizada de distribuição por escola, tanto do ensino fundamental quanto do politécnico, relembrando a possibilidade de reorganização do grupo. Após a exposição das listas os pibidianos foram questionados sobre as chamadas para as reuniões interdisciplinares, se estas já estavam ocorrendo nas escolas de forma regular, o que, de acordo com os relatos, a maioria dos bolsistas já haviam se reunido com seus grupos interdisciplinares. Posteriormente, a fim de preencher as vagas de representantes discentes, o bolsista Gabriel se voluntariou a vaga de representante, tendo como sua vice a bolsista Alessandra.  A seguir, fora discutido o cronograma de atividades para o primeiro semestre de dois mil e quinze, onde se frisou a importância do diagnóstico de área, que deverá ser concluído até o final do mês de Junho. Assim, com a conclusão do diagnóstico, visa-se inserir os projetos do PIBIDGeo nas escolas, de acordo com a demanda apresentada em cada instituição, estes deverão ocorrer antes do fim do semestre. Os fichamentos, referentes aos textos “Leitura do espaço geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território” e “Metamorfose do Espaço Habitado”, que foram enviados durante as férias, tiveram o prazo de entrega estendidos para a próxima reunião, que ocorrerá no dia vinte de Março. Após expor a possibilidade de algumas reuniões serem realizadas as quintas-feiras, pela quantidade de dias não-letivos, retomou-se o assunto referente ao diagnostico de área, que deverá ser apresentado por grupo/escola para os demais bolsistas em reuniões futuras. Ainda nesse ponto, foi comentada a importância do mês de abril ser dedicado ao diagnóstico e aos projetos por escola para então, no segundo semestre, já estar sendo aplicado através de ações e intervenções nas instituições. Iniciando os relatos acerca do andamento dos projetos disciplinares nas escolas, a fala referente à escola Assis Brasil foi feita pela pibidiana Alessandra, seguida pelos colegas Julianderson, Emelli e Luciano que expuseram o andamento do mesmo na escola Santa Rita. O projeto na escola Silva Melo foi relatado por John e Camila, enquanto Ana, Higor e José expuseram o projeto da escola Navegantes, dando fim dos relatos, referentes ao ensino fundamental, a bolsista Luziane relatou sobre o projeto do Ginásio do Areal. Já os relativos ao ensino Politécnico, foram feitos por Josiane, Alex, Vinicius e Leandro, do Ginásio do Areal, Assis Brasil, Dom João Braga e Simões Lopes respectivamente. De acordo com os relatos, os projetos do ensino Politécnico se apresentam em fase mais avançada que grande parte dos projetos do ensino fundamental, em sua maioria em fase inicial. Posteriormente os bolsistas Igor e Kainan expuseram suas experiências como participantes do Projeto Rondon durante o período de férias. Através de imagens demonstraram as oficinas ministradas e demais atividades que participaram como Rondonistas durante na operação Mandacaru, que ocorreu no estado do Ceará no período entre dezessete e trinta e um de Janeiro, em quinze municípios da região. Após o relato do projeto, o que é, como funciona e quais suas finalidades a reunião teve seu encerramento antecipado para as quinze horas e cinquenta minutos, já que os coordenadores se fariam presentes em outra reunião na Universidade. 


Relatado por Lucas Serpa

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