RELATÓRIO ATA DO DIA 02 DE ABRIL DE 2015

Aos dois dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, por volta das 14h00, no Prédio da Geografia (antigo Salis Goulart), ICH - Campus 5, reuniram-se alunos, professores e coordenadores, bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da área de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a reunião semanal, na qual são dialogadas e discutidas temáticas que concernem ao programa. As reuniões comumente ocorrem nas sextas-feiras, porém, de modo excepcional, foi realizada na quinta-feira, devido aos feriados de Páscoa. A reunião foi coordenada pela professora Liz Dias, visto que os professores César Martinez e Rosangela Spironello não se faziam presentes na ocasião pelo fato de estarem em outros compromissos. Em um primeiro momento, o bolsista José Ribeiro proferiu a leitura da ata da reunião anterior, ocorrida no dia vinte e sete de março. Em seguida, debateu-se sobre a página do Pibid Geografia no Facebook, decidiu-se que os bolsistas Fernanda Burkert e Luciano Martins ficariam responsáveis por atualizar e administrar essa página. Dialogando sobre a Semana Acadêmica da Geografia, que terá como um dos temas a “Diversidade”, foram selecionadas duas oficinas itinerantes para se apresentarem, a saber: (1) Oficina de Cultura Afro-Brasileira e Indígena e (2) Oficina de Gênero e Sexualidade. Dando sequência à reunião, a professora Liz Dias comunicou sobre o modelo o qual devem ser escritos os textos sobre as Oficinas Itinerantes para o livro do Pibid Geografia: o texto deve ser escrito seguindo os parâmetros do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFPel; ademais, foi estipulado que os textos deveriam ser enviados no grupo do Facebook do Pibid Geografia até o dia sete de abril de dois mil e quinze. Após isso, foi realizado um diálogo sobre o texto Metamorfose do Espaço Habitado, de Milton Santos; fez-se uma dinâmica na qual os bolsistas dividiram-se em grupos, sendo que cada grupo ficaria responsável por determinados capítulos, após um espaço para a leitura e a discussão do texto entre os grupos, o diálogo foi aberto e se realizou um debate entre o grande grupo. Posteriormente, abriu-se um espaço para os bolsistas falarem sobre o andamento dos seus diagnósticos de área; a professora Liz Dias recomendou que se fizesse um cronograma para melhor articular a atuação no projeto de área. Por fim, houve os informes finais e a reunião deu-se por encerrada por volta das dezessete horas e trinta minutos.


Relatado por Igor Rockenbach

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA