RELATÓRIO ATA DO DIA 24 DE ABRIL DE 2015

Aos vinte e quatro dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, pelas oito horas e quarenta minutos, realizou-se na sala duzentos e três do prédio do curso de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (ICH Campus V), a sétima reunião disciplinar do grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Geografia do primeiro semestre de dois mil e quinze, estiveram presentes a quase totalidade dos alunos bolsistas, supervisores e os coordenadores Cesar Martinez, Rosangela Spironello e Liz Dias, que deram início à abordagem das pautas pré-definidas para a reunião, marcada extraordinariamente para o turno da manhã, para que em dois turnos pudessem ocorrer a apresentação de todos os diagnósticos de área das escolas participantes do projeto PIBID Geografia UFPel. Iniciou-se com a apresentação do grupo disciplinar da Escola Estadual de Ensino Médio Areal, composto pelos bolsistas Lucas, Luziane, Andressa, Fernanda e Daniele. Na sequência, o grupo do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, formado pelos pibidianos Alex, Alessandra, Sheila, Kainan, Bruna e Daiane apresentaram seu diagnóstico, ainda em fase de construção. Após, o grupo formado pelos alunos Igor e Pedro, da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Antônio Leivas Leite fez sua apresentação, e ao término, houve um intervalo. Na volta, os pibidianos John, Márcio e Camila apresentaram o diagnóstico da Escola Técnica Estadual Prof. Sylvia Mello, comentando principalmente uma das características mais importantes na estrutura da instituição, que é a divisão do prédio com o Colégio Militar Tiradentes, e todas as implicações geradas por isso. Ao final da manhã, o último grupo a se apresentar foi o da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Simões Lopes, formado pelos bolsistas Henrique, Leandro e Carlos, e após a apresentação, as onze horas e cinquenta minutos ocorreu o intervalo para horário de almoço. A volta, como programada, ocorreu as quatorze horas e trinta minutos, porém na sala cento e dois do mesmo prédio, iniciando-se com a leitura do relatório-ata da reunião anterior pelo bolsista Alexandre, ocorrendo complementações por parte dos demais colegas e coordenadores. A apresentação dos diagnósticos de área das escolas na parte da tarde reiniciou-se com os pibidianos Gabriel e Alexandre, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Luís Carlos Corrêa da Silva. Após, o grupo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, com os alunos Higor, José, Fabiano e Ana apresentaram seu diagnóstico, sendo amplamente discutidas diversas questões pontuais da escola e arredores. Houve um intervalo, e na sequência, o grupo da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita apresentou seu diagnóstico com os bolsistas Luciano, Emelli, Juliandersson, Guilherme, Cristiane e Larissa, também ocorrendo grande discussão sobre os relatos do grupo. O último grupo a se apresentar, formado pelas bolsistas Raissa, Izabel e Karolaine, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Joaquim Ferreira de Mello, apresentou seu diagnóstico destacando principalmente os problemas estruturais da escola, que está funcionando em um prédio alugado provisoriamente, com pouco espaço físico. Somente o grupo da Escola Estadual Félix da Cunha não apresentou seu diagnóstico, devido ao fato de os bolsistas estarem se inserindo recentemente na escola, ficando programada a apresentação para a próxima reunião. Ao findarem as apresentações, os coordenadores ressaltaram que os grupos que já finalizaram seus diagnósticos devem tabular os dados e pensar no tema de seus projetos disciplinares, para exporem na próxima reunião, que ocorrerá no dia oito de maio, devido ao feriado do Dia do Trabalho na próxima sexta-feira, primeiro de maio de dois mil e quinze. O término da reunião se deu as dezessete horas e quarenta e cinco minutos. Sem mais o que acrescentar, eu, Luciano Martins da Rosa, encerro este relatório-ata, a fim de ser achado conforme e acatado por todos os responsáveis.

Relatado por Luciano Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA