É HORA DE VOLTAR AO TRABALHO!

O período de férias está acabando e o PIBID Geografia vem se organizando para retomar as atividades ligadas aos seus projetos disciplinares e interdisciplinares aqui na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com reunião programada para o dia 24 de fevereiro, o grupo voltará a se reunir no Instituto de Ciências Humanas 5 (Salis Goulart) as 14 horas a fim de (re) organizar-se enquanto grupo, bem como suas ações e projetos a serem retomados nas escolas.

Enquanto a hora de voltar ao trabalho não chega, o blog divulga as ações, atividades e/ou eventos que tiveram a participação dos pibidianos da Geografia durante o período de final de ano e férias na universidade. 


ENALIC

O VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID/PUCPR ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2016 em Curitiba - Paraná na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sob o tema "Diversidade e complexidade dos espaçotempos da formação de professores".

O evento ocorre desde o ano de 2010, no qual foi  realizado na cidade de Manaus - AM  logo na sua primeira edição, seguidamente em Goiânia - GO em 2011, São Luis - MA em 2012, Uberaba - MG em 2013, Natal - RN em 2014 e, por último, em Curitiba - PR em 2016.


No último ano, o Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) considerou os seguintes objetivos a serem buscados com o evento: contribuir para a valorização do magistério e da carreira docente, propor estratégias de combate à evasão nos cursos de licenciatura, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura , promovendo a integração entre educação superior e educação básica, oportunizar a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, entre alguns outros pontos de mesma importância.

Durante o evento os pibidianos tiveram a oportunidade de inscrever e apresentar seus trabalhos, bem como participar e contribuir com licenciandos de todo o país de diferentes cursos, assistindo e discutindo diferentes temáticas, participando de oficinas e palestras realizadas durante os 3 dias do ENALIC. Assim como os demais, os bolsistas da Geografia UFPel, entre alunos, supervisores e coordenadores, também socializaram seus trabalhos desenvolvidos, e em desenvolvimento, através das suas ações realizadas em Pelotas - RS, resultado da parceria do PIBID UFPel com as escolas do município.

As atividades nas quais alunos, supervisores e coordenadores puderam socializar seus trabalhos foram classificadas em Comunicação oral, Roda de conversa, Exposição de objetos educacionais e Oficina pedagógica. Sendo assim, as inscrições foram realizadas respeitando os 8 diferentes eixos temáticos do evento, sendo eles: Processos de ensino e aprendizagem; Políticas de avaliação; Políticas públicas e identidade docente; Políticas educacionais e currículo; Educação, diversidade e inclusão social; Educação, linguagens, tecnologias e valores; Cidadania, direitos humanos e interculturalidade; Alfabetização e letramentos com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico.

Dessa forma, respeitando tais configurações os pibidianos da Geografia - UFPel realizaram suas apresentações e participaram das demais atividades oferecidas pelo ENALIC 2016, incluindo-se em oficinas e palestras de diferentes áreas do conhecimento a fim de contribuir e participar ativamente das mesmas. Segue abaixo a relação de bolsistas que representaram o PIBIDGeo no evento:

  • Ariana Evangelista - Pluralidade cultural com ênfase nas culturas afrobrasileira e indígena: iniciativa à formação de professores no PIBIDGeo/UFPel.

(Ariana Evangelista - Comunicação Oral - ENALIC 2016)

  • Bianca Barbosa - A contribuição do PIBD enquanto política educacional no curso de Licenciatura em Geografia/UFPel

(Bianca Barbosa - Comunicação oral - ENALIC 2016)

  • Gabriela Dias - Docência orientada: uma proposta pedagógica do PIBID Geografia UFPel

(Gabriela Dias - Comunicação oral - ENALIC 2016)

  • Lucas Serpa - Coletividade na escola Areal

 
(Lucas Serpa - Comunicação oral - ENALIC 2016)

  • Raul Rodrigues - Lugarizando as relações: uma proposta de atividade do PIBIDGEO

(Raul Rodrigues - grupo presente na Comunicação oral - ENALIC 2016)

  • Guilherme Fontana - o bolsista participou da modalidade Comunicação oral apresentando seu trabalho Cordel Geográfico: revisitando o lugar Escola.

  • Lia Lenz - a supervisora Lia participou da modalidade Roda de conversa, onde apresentou seu trabalho intitulado Oficinas interdisciplinares e experiências extrecurriculares na construção de relações no espaço escolar.

Ainda durante o evento o grupo que representou a Universidade Federal de Pelotas através do PIBID teve a oportunidade de assistir, entre outras, a palestra o Professor Doutor António Nóvoa que, por sua vez, reforçou a discussão acerca da formação de professores.

 (Palestra - António Nóvoa - ENALIC 2016)

O evento, que ocorreu no período de 3 dias, foi extremamente enriquecedor para os bolsistas que tiveram a oportunidade de participar do mesmo. Além da Geografia, os demais cursos de licenciatura da UFPel tiveram a possibilidade de representar suas respectivas áreas através do PIBID.

(PIBID Geografia - Alunos: Ariana, Bianca, Guilherme, Raul, Lucas, Gabriela; Coordenação: Liz Dias; Supervisão: Lia Lenz - ENALIC 2016)


(PIBID UFPel - coordenação, supervisão e alunos de diferentes áreas - ENALIC 2016)



Postado por: Lucas Serpa
Colaboração: Ariana Evangelista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel