4 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PIBIDGEO
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID), ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior (CAPES) estabelece uma parceria entre escolas públicas e instituições de ensino superior,
visando antecipar o contato dos licenciandos com as escolas, oportunizando o
convívio dos mesmos com as especificidades de cada instituição, além de
permitir que esses futuros professores possam avaliar suas práticas e superar
suas dificuldades. Desta forma, o programa contribui para o aprimoramento da
prática docente dos graduandos. Os acadêmicos atuantes no programa são
inseridos em escolas da rede pública de ensino, realizando atividades
didático-pedagógicas sob supervisão de professores da rede básica e de licenciatura.
A partir da portaria 096 de 2013 do PIBID, também é possível observar como
objetivos do programa, o incentivo para que os futuros educadores lecionem na
rede básica e a contribuição para a valorização do magistério, bem como a
elevação da qualidade de formação desses sujeitos. Os documentos oficiais que
regem o programa também deixam claro a importância do diálogo entre escola e
universidade, sendo a última na figura dos bolsistas, concretizando uma ligação
de troca de experiências, saberes e contribuições.
A mesma portaria traz que:
“Art. 4º São objetivos do Pibid:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a
educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério;
III – elevar a qualidade da formação inicial de professores
nos cursos de licenciatura,
promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede
pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e
participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de
caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas
identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – incentivar escolas públicas de educação básica,
mobilizando seus professores
como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos
de formação inicial para o magistério;
VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática
necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas
nos cursos de licenciatura;
VII – contribuir para que os estudantes de licenciatura se
insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão
sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.”
2. COMO SÃO DIVIDIDAS AS ATIVIDADES?
As
atividades do PIBID se dividem em duas:
- DISCIPLINARES –
Consistem em intervenções nas
escolas com projetos ligados à área
da Geografia e as oficinas itinerantes.
Semanalmente, o grupo do PIBIDGeo se reúne para discutir textos, planejar
futuras ações e alinhar tudo que vem sendo realizado.
Atualmente, o PIBIDGeo conta
com cinco oficinas itinerantes. São elas: Gênero e Sexualidade, Cidadania,
Cultura afro-brasileira e indígena, Iniciação Cartográfica e Consumo
Consciente. Como podemos ver, elas trabalham com temas de emergência social e
demandas escolares. Elas são apresentadas em escolas sempre que convidadas e
nos eventos realizados pelo grupo disciplinar.
*Aqui
no blog, você poderá saber tudo que acontece nas reuniões a partir da aba ata de reunião.
- INTERDISCIPLINAR –
Semana ou quinzenalmente (dependendo
da escola), os pibidianos se reúnem nas escolas em que anteriormente já foram
distribuídos para reunião interdisciplinar. Lá, eles se encontrarão com
bolsistas de outros cursos, supervisores (que são professores que atuam na
escola) e coordenadores (que são professores da Universidade que atuam no
programa). Este grupo interdisciplinar planejará ações de intervenção para
serem realizadas com os alunos da escola (nos anos finais do Ensino Fundamental
ou no Ensino Médio, dependendo do grupo no qual estiver inserido).
*Aqui
no blog, você poderá saber tudo que acontece nas reuniões a partir da tag resumo das atividades semanais.
3. ATUALMENTE, QUAIS ATIVIDADES O PIBIDGEO VEM REALIZANDO?
Além das atividades interdisciplinares (onde os grupos de
cada escola está organizando suas ações e projetos a partir das demandas que a
instituição possui), o grupo do PIBIDGeo está focado na construção do projeto
disciplinar, que consiste na intervenção nas escolas com atividades unicamente
ligadas à disciplina Geografia. Esse projeto demanda um diagnóstico, planejamento,
aplicação e, por fim, avaliação do projeto. Paralelamente, o PIBIDGeo está
organizando a VI Mostra e Seminário. Você pode obter mais informações sobre o
evento aqui.
4. COMO POSSO PARTICIPAR?
Sempre que abre edital de seleção de bolsistas, nós
divulgamos aqui no blog e nos grupos do curso de Geografia no Facebook. Por
enquanto, não há nenhum edital aberto, visto que já temos um em vigência e uma
pequena lista de espera a partir dele.
Porém, os interessados podem participar como voluntários no PIBIDGeo. Nos reunimos
todas as sextas-feiras, as 14hs, na sala 301 do Campus II do ICH/UFPel (localizado na rua Almirante Barroso, 1202). Todos são bem vindos!
Tem
alguma dúvida sobre o PIBIDGeo? Entre em contato conosco pela página no facebook.
Comentários
Postar um comentário