4 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PIBIDGEO


1. O QUE É O PIBID?
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) estabelece uma parceria entre escolas públicas e instituições de ensino superior, visando antecipar o contato dos licenciandos com as escolas, oportunizando o convívio dos mesmos com as especificidades de cada instituição, além de permitir que esses futuros professores possam avaliar suas práticas e superar suas dificuldades. Desta forma, o programa contribui para o aprimoramento da prática docente dos graduandos. Os acadêmicos atuantes no programa são inseridos em escolas da rede pública de ensino, realizando atividades didático-pedagógicas sob supervisão de professores da rede básica e de licenciatura.
A partir da portaria 096 de 2013 do PIBID, também é possível observar como objetivos do programa, o incentivo para que os futuros educadores lecionem na rede básica e a contribuição para a valorização do magistério, bem como a elevação da qualidade de formação desses sujeitos. Os documentos oficiais que regem o programa também deixam claro a importância do diálogo entre escola e universidade, sendo a última na figura dos bolsistas, concretizando uma ligação de troca de experiências, saberes e contribuições.
A mesma portaria traz que:
“Art. 4º São objetivos do Pibid:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério;
III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;
VII – contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.” 

2. COMO SÃO DIVIDIDAS AS ATIVIDADES?
As atividades do PIBID se dividem em duas:
     
- DISCIPLINARES –
Consistem em intervenções nas escolas com projetos ligados à área da Geografia e as oficinas itinerantes. Semanalmente, o grupo do PIBIDGeo se reúne para discutir textos, planejar futuras ações e alinhar tudo que vem sendo realizado. 
Atualmente, o PIBIDGeo conta com cinco oficinas itinerantes. São elas: Gênero e Sexualidade, Cidadania, Cultura afro-brasileira e indígena, Iniciação Cartográfica e Consumo Consciente. Como podemos ver, elas trabalham com temas de emergência social e demandas escolares. Elas são apresentadas em escolas sempre que convidadas e nos eventos realizados pelo grupo disciplinar.

*Aqui no blog, você poderá saber tudo que acontece nas reuniões a partir da aba ata de reunião.

- INTERDISCIPLINAR –
Semana ou quinzenalmente (dependendo da escola), os pibidianos se reúnem nas escolas em que anteriormente já foram distribuídos para reunião interdisciplinar. Lá, eles se encontrarão com bolsistas de outros cursos, supervisores (que são professores que atuam na escola) e coordenadores (que são professores da Universidade que atuam no programa). Este grupo interdisciplinar planejará ações de intervenção para serem realizadas com os alunos da escola (nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, dependendo do grupo no qual estiver inserido).

*Aqui no blog, você poderá saber tudo que acontece nas reuniões a partir da tag resumo das atividades semanais.

3. ATUALMENTE, QUAIS ATIVIDADES O PIBIDGEO VEM REALIZANDO?
Além das atividades interdisciplinares (onde os grupos de cada escola está organizando suas ações e projetos a partir das demandas que a instituição possui), o grupo do PIBIDGeo está focado na construção do projeto disciplinar, que consiste na intervenção nas escolas com atividades unicamente ligadas à disciplina Geografia. Esse projeto demanda um diagnóstico, planejamento, aplicação e, por fim, avaliação do projeto. Paralelamente, o PIBIDGeo está organizando a VI Mostra e Seminário. Você pode obter mais informações sobre o evento aqui.

4. COMO POSSO PARTICIPAR?
    Sempre que abre edital de seleção de bolsistas, nós divulgamos aqui no blog e nos grupos do curso de Geografia no Facebook. Por enquanto, não há nenhum edital aberto, visto que já temos um em vigência e uma pequena lista de espera a partir dele.
     Porém, os interessados podem participar como voluntários no PIBIDGeo. Nos reunimos todas as sextas-feiras, as 14hs, na sala 301 do Campus II do ICH/UFPel (localizado na rua Almirante Barroso, 1202). Todos são bem vindos!
    Tem alguma dúvida sobre o PIBIDGeo? Entre em contato conosco pela página no facebook.

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