RESUMO DAS ATIVIDADES (29 de maio a 1 de junho)

Areal – Ensino Médio
Na tarde do dia 29 de maio, os pibidianos Juliana Ramos, Matheus Flores, Kelvin Vasconcellos e Valdirene Drehmer estiveram presentes na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, foram feitas deliberações sobre o Projeto ENEM, que vem sendo planejado há alguns encontros. São elas: data – remarcada para o dia 31, visto que dia 25, quando a atividade estava prevista, houve uma forte chuva que impossibilitou a ida de muitos alunos à escola, horário – 9h para chegada dos pibidianos e 10h para início do evento, assuntos/temáticas – devido a impossibilidade de alguns pibidianos em comparecer na nova data, foi feito um rearranjo de quem será responsável por falar cada tópico. São eles: o que e para que serve o ENEM, mudanças no ENEM 2017, redação e, por último, universidades. Finalizadas as deliberações, houve uma conversa sobre a postura dos pibidianos na escola.

Simões Lopes – Ensino Médio
Também no dia 29, os bolsistas Alice Soares, Juliana Broilo e John Notzold estiveram na escola para reunião interdisciplinar. Durante toda a reunião, foram coletados e agrupados os dados dos estudantes, obtidos pelos questionários aplicados nas últimas semanas. Na próxima, todos os grupos, divididos por eixos de debate sobre a Reforma do Ensino Médio deverão levar um projeto que apresente as atividades que serão realizadas com as turmas.

Santa Rita – Ensino Médio
Na manhã do dia 30 de maio, as bolsistas Bruna Vieira e Jéssica Pedra estiveram presentes na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, os bolsistas que realizaram o diagnóstico juntos na semana anterior, apresentaram a proposta de atividade para a turma na qual ficaram encarregados, tendo como temática a Reforma do Ensino Médio. Cada grupo ficou com uma das cinco turmas do Ensino Médio. Posteriormente, as supervisoras conversaram com os professores de terça-feira, pedindo liberação para que fosse possível serem realizadas as atividades semana que vem. Ficou combinado que elas serão realizadas no dia 6 a partir das 8:15. Após, os grupos deverão se reunir para escrever o relato para posterior avaliação. Dando prosseguimento à reunião, foram dados os primeiros passos para o projeto interdisciplinar, que tem como tema gerador Direitos Humanos e Cidadania. A ideia inicial foi confeccionar novos cartazes (visto que a última ação que envolveu o recurso deu muito certo), dessa vez com a temática em questão. Além disso, será disposta uma caixa no corredor para que os alunos depositem suas sugestões de assunto e atividade/recurso. Também haverá uma conversa com os professores para que eles incentivem os alunos a participar da caixa de sugestões com sua opinião. Para adiantar a confecção dos cartazes, foi feito uma espécie de mutirão pra encontrar livros que trabalhassem a temática direitos humanos e cidadania, buscando a conceituação desses termos. A reunião teve fim com a definição das pautas das duas próximas semanas, ficando combinado que dia 6 a realização das atividades + relato e no dia 13, confecção dos cartazes, cédulas para as sugestões, customização da caixa e início dos estudos sobre Direitos Humanos e Cidadania.

Santa Rita – Ensino Fundamental (Anos finais)
Também na manhã do dia 30, os pibidianos Angélica Gotuzzo e Dominic Reuben estivem na escola para mais uma reunião interdisciplinar. No encontro, foram testadas algumas interações para posterior oficina que será trabalhada com os representantes de turma, a partir do tema gerador liderança.

Félix da Cunha – Ensino Médio
Ainda na manhã do dia 30 de maio, os bolsistas Daniel Lopez, Raul Cunha, Raul Fiori e William Lourenço estiveram na escola para reunião interdisciplinar. A reunião iniciou com atividade organizada pelas pibidianas da História, a partir de textos reflexivos aos desdobramentos do governo Temer em diferentes veículos de comunicações. Posteriormente, foi proposta a possibilidade de apresentar as relações sociais que o educando tem como opção no exterior da escola, conhecimentos que a escola pode relacionar com cidadania e cultura. Houve a iniciativa para criação de oficinas com enfoque na unimultiplicidade, que busque relações de gênero, políticas escolares e qual o sentido da escola. Após, foi feita uma breve relação sobre o olhar na perspectiva do professor (limitações, fragmentações e dificuldades que os educandos apresentam no aprendizado).

Navegantes – Ensino Fundamental (Anos finais)
Também na manhã do dia 30, os pibidianos Renata Cabral, Pedro de Moura, Enéia Munhóz, Leticia Lemos e Vitória Ungaretti estiveram presentes na reunião interdisciplinar. Na ocasião, os bolsistas foram até a biblioteca da escola para ajudar na organização. Posteriormente, os bolsistas do PIBIDGeo conversaram com a coordenadora para combinar a aplicação da oficina de Gênero e Sexualidade, conversando também com as supervisoras. Ficou combinado que a oficina será realizada na próxima terça com duas turmas, sendo elas um sétimo e um nono ano.

Leivas Leite – Ensino Médio
Ainda na manhã da terça (30), os bolsistas Sheila Sodré, Pedro Henrique e Maiara Berdete estiveram na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, cada grupo trabalhou em suas atividades, que serão aplicadas  nas turmas durante a semana na escola. Na manhã em questão, os grupos C e D realizaam seu segundo encontro e, na sexta, será a vez do grupo B se apresentar para a turma.
Leivas Leite

Leivas Leite

Areal – Ensino Fundamental (Anos finais)

Na tarde do dia 30, os pibidianos Alexandre Pinheiro e Halana Lautenschleger compareceram na escola para mais uma reunião interdisciplinar. Um pouco antes da reunião, eles deram continuidade a atividade da semana passada sobre germinação, dessa vez com uma turma de oitavo e uma de nono ano. Todas as turmas pretendidas participaram da atividade. Já na reunião, cada eixo do grupo decidiu quais seriam seus próximos passos. O grupo do pomar planejou pesquisar sobre sementes e insumos para, assim, buscarem meios para conseguir as mesmas, com o intuito de começar com o pomar o mais breve possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel