Resumo das Atividades Semanais (3 a 8 de junho)

Sylvia Mello – Ensino Médio
Na manhã do sábado (03), os bolsistas Daniele Furtado e Márcio Pinheiro estiveram presentes na reunião interdisciplinar. Na ocasião, foram discutidos assuntos referentes as atividades do processo eleitoral do grêmio estudantil. Em seguida, se deram as apresentações dos trabalhos a respeito do ensino em diferentes países. A reunião foi encerrada sem o término das apresentações, que se darão no próximo encontro.

Sylvia Mello

Areal – Ensino Médio
Na tarde da segunda-feira (05), os pibidianos Valdirene Drehmer, Matheus Flores, Kelvin Vasconcellos e Juliana Ramos estiveram na escola para encontro interdisciplinar. A reunião teve início com o relato da oficina realizada em 31 de maio, onde foram trabalhos assuntos sobre o ENEM com alunos do terceiro ano. Também falou-se sobre a visita dos alunos nos campus da UFPel. Ficou combinada a segunda etapa da oficina Projeto ENEM que será realizada no dia 9 de junho, onde serão tratados os assuntos que mais caem no ENEM nas áreas de Ciências Humanas e Matemática.

Santa Rita – Ensino Médio
Na manhã do dia 6 de junho, as bolsistas Jéssica Pedra, Bruna Vieira e Paloma Cremonini estiveram na escola para aplicar as atividades sobre a Reforma do Ensino Médio nas turmas. O grande grupo interdisciplinar foi dividido, de forma que todas as turmas do Ensino Médio fossem alcançadas. Após a realização das atividades, houve a socialização dos resultados. Para a próxima semana, ficou programado os estudos acerca dos Direitos Humanos e Cidadania, para o projeto interdisciplinar.

Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita - Ensino Médio

Santa Rita – Ensino Fundamental (Anos finais)
Também na manhã  do dia 6, o bolsista Dominic Reuben esteve na escola para reunião interdisciplinar. Na ocasião, grupos estabelecidos anteriormente apresentaram atividades intelectuais e as realizaram como teste para futura aplicação com os representantes de turma. Após a realização das mesmas, foram discutidas sobre as atividades já realizadas e como podem ser aplicadas. Também realizaram discussões sobre o impacto de cada atividade.

Félix da Cunha – Ensino Médio
Ainda na manhã do dia 6, os bolsistas Raul Fiori, Raul Rodrigues, William Lourenço e Daniel Lopez estiveram na escola para reunião interdisciplinar. A reunião teve início com a presença de alguns integrantes do corpo docente da escola, tal como funcionários para discutir sobre possíveis demandas para o projeto do diagnóstico com as turmas do Ensino Médio. Com o levantamento parcial do diagnóstico, notou-se a evidência necessidade de se trabalhar com as questões de violência eu aparecem em urgente demanda. Além disso, questões a serem abordadas sobre gênero e sexualidade. A partir dos pontos já discutidos dos grupos que aplicaram os diagnósticos, fora estabelecido um plano geral de aplicação das oficinas. Foi discutida a ideia de “corpo” como temática central para construir oficinas interdisciplinares.

Félix da Cunha

Navegantes – Ensino Fundamental (Anos finais)
Também no dia 6, os bolsistas Pedro Moura e Renata Cabral estiveram na escola para aplicação da oficina sobre Gênero e Sexualidade, que é composta também por outros bolsistas de outros cursos. Os pibidianos da Geografia realizaram com uma turma específica do nono ano. Foi feita a dinâmica do balão, que se configura da seguinte forma: dentro dos balões existem papéis com perguntas sobre o tema da oficina. Colocou-se uma música de fundo e quando ela parar, o aluno que tiver ficado com o balão deverá estourar para fazer a pergunta. Se demorar muito ou não conseguir responder a pergunta, ele deverá responder. Os alunos se mostraram receptivos e gostaram muito da atividade.

Navegantes

Navegantes

Navegantes

Navegantes

Leivas Leite – Ensino Médio
Ainda na manhã do dia 6, os bolsistas Maiara Berdete, Pedro Henrique e Sheila Sodré estiveram na escola para mais uma reunião interdisciplinar. Foram feitos os relatos dos grupos de Revitalização dos Espaços, dos Saberes Aromáticos, dos Jardins Suspensos e dos Registros Visuais acerca de suas atividades, bem como encaminhamentos para a próxima semana.

Leivas Leite

Leivas Leite

Areal – Ensino Fundamental (Anos finais)
Na tarde da terça (6), o bolsista Alexandre Pinheiro esteve na escola para reunião interdisciplinar. O eixo do grêmio se concentrou nos preparativos finais para as eleições do mesmo, que ocorrerá na próxima semana. A rádio foi finalizada e está pronta. Ela será inaugurada assim que a escola tiver um grêmio para gerenciá-la. No eixo do Pomar foram feitos contatos para se conseguir insumos e sementes. Também foram angariados meios de capinar a área onde será feito o pomar, a expectativa é que até o final do mês já se comecem a plantação das sementes.

Simões Lopes – Ensino Médio

Também no dia 6, os bolsistas Juliana Broilo, John Notzold e Alice Soares estiveram na escola para encontro interdisciplinar. No primeiro momento da reunião, fora preenchida uma ficha explicitando qual a proposta e metodologia das atividades que serão realizadas por cada sub-grupo. Elas serão feitas na última semana de junho e primeira semana de julho. Finalizando o encontro, foram discutidas as possibilidades de título para o projeto. As propostas foram postadas no grupo do face, e a mais votada foi: "Ensino Médio Público: reformar por que e para quem?". Para a próxima reunião o documento explicando as atividades deverá estar pronto, encaminhando necessidades de tempo e material.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel