Resumo das Atividades Semanais (09 a 15 de dezembro de 2017)



Santa Rita - Médio

Na terça feira (12 de dezembro) pela manhã ocorreu mais uma reunião do interdisciplinar pibid santa rita. a reunião ocorreu na escola, e como atividade, apresentamos para os bolsistas, supervisoras e coordenador uma pesquisa sobre escolas de ensino medio da educação basica de pelotas e região. ao final decidimos nossa data de retorno que será dia 6 de fevereiro e como atividade do recesso, iremos pesquisar sobre está cada área (geografia, letras, filosofia...) no atual momento.  




Areal 

Na segunda-feira (11 de dezembro) esteve reunido o grupo interdisciplinar na escola Areal e contou com a presença dos coordenadores professor Rafael e professora Liz Dias, supervisoras e demais pibidianos e da geografia Valdirene Drehmer, Matheus RF e Kelvin Vasconcellos. Os primeiros momentos foram informes sobre as retomadas das atividades da escola e em seguida foi apresentada as oficinas do projeto Eu quero Saber já definidas para o grupo e aplicada nos mesmos. Foram as oficinas: Política, Educação, Sexualidade e Preconceito ficando assim aprovada pelos coordenadores e supervisores. O grupo ficou a disposição da escola para ajudar nas atividade ofertando as oficinas Eu quero Saber, Césio 137 e a última do projeto ENEM que traz informações sobre SISU, Cotas, FIES, PROUNI etc.

Sylvia Mello

Na tarde de sábado (09 de dezembro) os bolsistas Marcio,  Daniele, Gabriel e Shakira, mais a professora Vivian, estiveram na orla da praia do Laranjal, juntamente com os demais pibidianos da escola Sylvia Mello. O objetivo era de continuar a mobilização em prol do PIBID, conversando com as pessoas que estavam na praia e entregando panfletos, com grupos de três a cinco integrantes, nos mesmos moldes da mobilização na praça.
Entre as pessoas abordadas, haviam até mesmo professores, o os mesmos relatavam que não conheciam o PIBID, e nem faziam ideia do que era a Residência Pedagógica. Algumas pessoas não levavam a sério a conversa e nestes casos ocorria apenas a panfletagem. No momento da abordagem das pessoas, quando se mostravam receptivas, os bolsistas aproveitavam para continuar falando do cenário da educação brasileira, reformas, entre os assuntos que as pessoas levantavam, até mesmo reforma da presidência. Havia também um choque quando se falava na “residência pedagógica” no qual as pessoas mesmo levantavam as possíveis consequências, não só no grupo escolar, mas na sociedade em geral, caso se confirme. Este momento ocorreu entre as dezesseis e dezoito horas.
Entre as doze horas até ás dezesseis. O grupo interdisciplinar reuniu-se em torno do trapiche, afim de fazer uma confraternização com “salsipão”, no qual em especial o professor Márcio fez um excelente trabalho de assar. Embora a tarde estivesse com temperaturas em torno de 30ºC, a brisa favoreceu o ambiente deixando a temperatura agradável. A ação foi proveitosa tendo em vista a atuação conjunta entre os pibidianos presentes, pois além de aproximar os diferentes cursos e integrantes do grupo interdisciplinar, fortaleceu o diálogo e os debates acerca das expectativas em torno do PIBID, para o próximo ano.

Navegantes

Na manhã de terça-feira (12 de dezembro) as bolsistas Renata Cabral, Vitoria Ungaretti, Juliana Ramos e Paloma Cremonini estiveram presentes para mais uma reunião interdisciplinar da escola Nossa Senhora dos Navegantes. Nesta reunião inicialmente foram dados informes acerca do relatório das atividades deste ano. Em seguida, a coordenadora Ana Klein propôs uma despedida no horário do intervalo para os alunos da escola na próxima semana. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel