ATA DE REUNIÃO - 26 DE OUTUBRO/2018
Dia vinte e seis de outubro de dois mil e dezoito na sala
101 do ICH 2 (Universidade Federal de Pelotas) ocorreu mais uma reunião do
PIBID sob a orientação das professoras Liz Dias e Rosângela Spironello. Estavam
presentes as orientadoras e professoras Íris da Escola Nossa Senhora das Graças
e Letícia da Escola Frederico Ozanan. Para iniciar as atividades do encontro
foi lida a ata pela colega Pibidiana Franciele Reis. Após a leitura da ata, a
professora Liz solicitou que os grupos de oficinas nas escolas compartilhassem
com a turma os resultados das propostas e o trabalho aplicado aos alunos. A
oficina que primeiro se apresentou foi a do Enem que fazia parte do bairro
Areal. O grupo esclareceu sobre o andamento da oficina comunicando pontos bem
positivos quanto ao aprendizado que os alunos tiveram e quanto a produção de
todo o grupo neste trabalho. Logo alguns outros colegas se manifestaram
contando também as suas experiências, contudo no meio da conversa foi
comunicado pela professora Liz, a questão da importância do comprometimento com
o PIBID, ressaltando o trabalho que está por trás de tudo, “por este motivo é
preciso dar valor”. Também foi cobrada a participação dos Pibidianos nos
eventos da Universidade e concomitante a isto os demais colegas que
participaram das atividades precisaram escrever em formato de ata, o relato de
suas práticas durante a semana integrada. Depois de escritas, as atas foram
entregues para a professora; dando sequência, foi passado um vídeo do Celso
Antunes para refletirmos. O vídeo falava a respeito de projetos (como elaborar
um projeto no ponto de vista pedagógico, nos esclarecendo que o projeto é a
“busca de uma solução”. Também foi esclarecido o porquê de se trabalhar com projetos,
cujo o entendimento mostra a ideia de que o projeto ajuda a desenvolver um
trabalho com muito mais eficiência e traz uma compreensão de metodologia em
forma de desafio ampliando muito mais os conhecimentos dos alunos. Também
podemos analisar “como trabalhar projetos”, no qual foi esclarecido a diferença
do professor que trabalha com ensino convencional e do professor que trabalha
com projeto. Entre essas duas comparações constatou-se que o aluno de uma aula
convencional é um telespectador por exemplo, enquanto o aluno que participa de
uma aula com projeto, se torna um pesquisador. Finalizando estes entendimentos
comprovou-se que a aula convencional não envolve muitas ideias e a aula com
projeto estimula os alunos a aplicar, agir, atuar. Na sequência do
documentário, Celso Antunes mencionou outros tópicos, porém os que achei mais
interessantes em meu ponto de vista foram estes que acabei de comentar. Após o
documentário foi feita uma pausa para o café, como de costume os Pibidianos
responsáveis pela alimentação do dia, colaboraram trazendo bolo, pizza e pão; E
as professoras Rosângela e Letícia também compartilharam bolo com a turma.
Voltando as atividades da reunião, foi solicitado aos Pibidianos dar início as
apresentações de proposta dos grupos escolares. O primeiro grupo que foi
mencionado a se apresentar foi o grupo da escola Frederico Ozanan, que sem
sucesso devido a um problema técnico “pendrive e
formatação”, a apresentação foi passada para o grupo escolar Nossa Senhora das
Graças. Aqui aproveito para parabenizar a apresentação do grupo todo, no qual
toda a equipe se demonstrou bastante firme em suas propostas. Por fim, após o
grupo Nossa Senhora das Graças concluir sua apresentação, deu sequência ao
grupo escolar Frederico Ozanan iniciar a apresentação do projeto para a turma.
Agradecemos ao colega Jean ter ido ao laboratório fazer o ajuste do trabalho. O
grupo Frederico Ozanan também está de parabéns pelo bom andamento do trabalho.
Sem mais nada a declarar, eu Carolina Macedo, lavro esta ata.
Comentários
Postar um comentário