ATA DE REUNIÃO - 26 DE OUTUBRO/2018
Aos vinte e seis dias de outubro de
dois mil e dezoito na sala 101 do ICH 2 - Universidade Federal de Pelotas
ocorreu mais uma reunião do PIBID sob a orientação das professoras Liz Dias e
Rosângela Spironello. Estavam presentes as supervisoras e professoras Íris da
Escola Nossa Senhora das Graças e Letícia da Escola Frederico Ozanan. Para
iniciar as atividades do encontro foi lida a ata pela colega Pibidiana
Franciele Reis. Após a leitura da ata, a professora Liz solicitou que os grupos
de oficinas nas escolas compartilhassem com a turma os resultados das propostas
e o trabalho aplicado aos alunos. A oficina que primeiro se apresentou foi a do
Enem que fazia parte do bairro Areal. O grupo esclareceu sobre o andamento da
oficina comunicando pontos bem positivos quanto ao aprendizado que os alunos
tiveram e quanto a produção de todo o grupo neste trabalho. Logo alguns outros
colegas se manifestaram contando também as suas experiências, contudo no meio
da conversa foi comunicado pela professora Liz, a questão da importância do
comprometimento com o PIBID, ressaltando o trabalho que está por trás de tudo,
“por este motivo é preciso dar valor”. Também foi cobrada a participação dos
Pibidianos nos eventos da Universidade e concomitante a isto os demais colegas
que participaram das atividades precisaram escrever em formato de ata, o relato
de suas práticas durante a semana integrada. Depois de escritas, as atas foram
entregues para a professora; dando sequência, foi passado um vídeo do Celso
Antunes para refletirmos. O vídeo falava a respeito de projetos (como elaborar
um projeto no ponto de vista pedagógico, nos esclarecendo que o projeto é a
“busca de uma solução”. Também foi esclarecido o porquê de se trabalhar com
projetos, cujo o entendimento mostra a ideia de que o projeto ajuda a
desenvolver um trabalho com muito mais eficiência e traz uma compreensão de
metodologia em forma de desafio ampliando muito mais os conhecimentos dos
alunos. Também podemos analisar “como trabalhar projetos”, no qual foi
esclarecido a diferença do professor que trabalha com ensino convencional e do
professor que trabalha com projeto. Entre essas duas comparações constatou-se
que o aluno de uma aula convencional é um telespectador por exemplo, enquanto o
aluno que participa de uma aula com projeto, se torna um pesquisador.
Finalizando estes entendimentos comprovou-se que a aula convencional não
envolve muitas ideias e a aula com projeto estimula os alunos a aplicar, agir,
atuar. Na sequência do documentário, Celso Antunes mencionou outros tópicos,
porém os que achei mais interessantes em meu ponto de vista foram estes que
acabei de comentar. Após o documentário foi feita uma pausa para o café, como
de costume os Pibidianos responsáveis pela alimentação do dia, colaboraram
trazendo bolo, pizza e pão; E as professoras Rosângela e Letícia também
compartilharam bolo com a turma. Voltando as atividades da reunião, foi solicitado
aos Pibidianos dar início as
apresentações de proposta dos grupos escolares. O primeiro grupo que foi
mencionado a se apresentar foi o grupo da escola Frederico Ozanan, que sem
sucesso devido a um problema técnico “pendrive e formatação”, a apresentação
foi passada para o grupo escolar Nossa Senhora das Graças. Aqui aproveito para
parabenizar a apresentação do grupo todo, no qual toda a equipe se demonstrou
bastante firme em suas propostas. Por fim, após o grupo Nossa Senhora das
Graças concluir sua apresentação, deu sequência ao grupo escolar Frederico
Ozanan iniciar a apresentação do projeto para a turma. Agradecemos ao colega
Jean ter ido ao laboratório fazer o ajuste do trabalho. O grupo Frederico
Ozanan também está de parabéns pelo bom andamento do trabalho. Sem mais nada a
declarar, eu Carolina Macedo, lavro esta ata.
Comentários
Postar um comentário