ATA DE REUNIÃO - 26 DE OUTUBRO/2018



Aos vinte e seis dias de outubro de dois mil e dezoito na sala 101 do ICH 2 - Universidade Federal de Pelotas ocorreu mais uma reunião do PIBID sob a orientação das professoras Liz Dias e Rosângela Spironello. Estavam presentes as supervisoras e professoras Íris da Escola Nossa Senhora das Graças e Letícia da Escola Frederico Ozanan. Para iniciar as atividades do encontro foi lida a ata pela colega Pibidiana Franciele Reis. Após a leitura da ata, a professora Liz solicitou que os grupos de oficinas nas escolas compartilhassem com a turma os resultados das propostas e o trabalho aplicado aos alunos. A oficina que primeiro se apresentou foi a do Enem que fazia parte do bairro Areal. O grupo esclareceu sobre o andamento da oficina comunicando pontos bem positivos quanto ao aprendizado que os alunos tiveram e quanto a produção de todo o grupo neste trabalho. Logo alguns outros colegas se manifestaram contando também as suas experiências, contudo no meio da conversa foi comunicado pela professora Liz, a questão da importância do comprometimento com o PIBID, ressaltando o trabalho que está por trás de tudo, “por este motivo é preciso dar valor”. Também foi cobrada a participação dos Pibidianos nos eventos da Universidade e concomitante a isto os demais colegas que participaram das atividades precisaram escrever em formato de ata, o relato de suas práticas durante a semana integrada. Depois de escritas, as atas foram entregues para a professora; dando sequência, foi passado um vídeo do Celso Antunes para refletirmos. O vídeo falava a respeito de projetos (como elaborar um projeto no ponto de vista pedagógico, nos esclarecendo que o projeto é a “busca de uma solução”. Também foi esclarecido o porquê de se trabalhar com projetos, cujo o entendimento mostra a ideia de que o projeto ajuda a desenvolver um trabalho com muito mais eficiência e traz uma compreensão de metodologia em forma de desafio ampliando muito mais os conhecimentos dos alunos. Também podemos analisar “como trabalhar projetos”, no qual foi esclarecido a diferença do professor que trabalha com ensino convencional e do professor que trabalha com projeto. Entre essas duas comparações constatou-se que o aluno de uma aula convencional é um telespectador por exemplo, enquanto o aluno que participa de uma aula com projeto, se torna um pesquisador. Finalizando estes entendimentos comprovou-se que a aula convencional não envolve muitas ideias e a aula com projeto estimula os alunos a aplicar, agir, atuar. Na sequência do documentário, Celso Antunes mencionou outros tópicos, porém os que achei mais interessantes em meu ponto de vista foram estes que acabei de comentar. Após o documentário foi feita uma pausa para o café, como de costume os Pibidianos responsáveis pela alimentação do dia, colaboraram trazendo bolo, pizza e pão; E as professoras Rosângela e Letícia também compartilharam bolo com a turma. Voltando as atividades da reunião, foi solicitado aos Pibidianos dar  início as apresentações de proposta dos grupos escolares. O primeiro grupo que foi mencionado a se apresentar foi o grupo da escola Frederico Ozanan, que sem sucesso devido a um problema técnico “pendrive e formatação”, a apresentação foi passada para o grupo escolar Nossa Senhora das Graças. Aqui aproveito para parabenizar a apresentação do grupo todo, no qual toda a equipe se demonstrou bastante firme em suas propostas. Por fim, após o grupo Nossa Senhora das Graças concluir sua apresentação, deu sequência ao grupo escolar Frederico Ozanan iniciar a apresentação do projeto para a turma. Agradecemos ao colega Jean ter ido ao laboratório fazer o ajuste do trabalho. O grupo Frederico Ozanan também está de parabéns pelo bom andamento do trabalho. Sem mais nada a declarar, eu Carolina Macedo, lavro esta ata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA