ATA DA REUNIÃO #2 (13/10/2020)
ATA II/2020
Aos treze dias do mês de outubro, do ano
de dois mil e vinte, ocorreu a segunda reunião do PIBID na plataforma Web Conf.
Na presença da professora coordenadora Rosangela, das supervisoras Solange e
Adriana e dos pibidianos: 1- Maicon Menezes Alves, Miriã Costa,
Giane Silva da Silva, Thiago Pinto Harter, Matheus Moacir, Milena Matias Decker,
Samanta Schmitz Oliveira, Caio Bedaque Barbosa, Clara S. Lenhard, Bruna
Rodrigues da Silva, Fernanda Puglia Vieira Dias, Elias Lorandi, Fagner
Fernandes Duarte, João Paulo Bandeira,Brisa Mastrantonio Moraes, Taís Castro
Garcia, Berenice Marques de Carvalho. A reunião iniciou com as colocações, da
professora Rosangela, referentes a informações que deveríamos atentar:
primeiramente a respeito da plataforma SCBA, que ainda não está aberta para as
inscrições e depois adiantou as pautas principais da reunião, que seriam as
seguintes: reflexão sobre o texto da autora Lana de Souza Cavalcanti e
distribuição dos pibidianos nas escolas. Em decorrente a professora Rosangela
realizou a leitura da ata da primeira reunião e, sem questionamentos, abriu a
possibilidade para os pibidianos se candidatarem para realizar as postagens e
atualizações do blog, o colega Caio e a colega Bruna se prontificaram e falaram
que estariam disponíveis para qualquer sugestão dos demais. Posteriormente a
professora Rosangela deu início a reflexão sobre o texto lido. Os pibidianos
começaram a falar sobre as partes que mais lhe chamaram atenção, primeiramente
foi abordada a questão da escola com currículo tradicional e a dificuldade de
fugirmos do mesmo, as professoras supervisoras abordaram a questão de “trazer”
o aluno para dentro da sala de aula, o que muitas vezes é papel do professor e
vem a ser um desafio. Foi falado sobre a necessidade de um suporte teórico para
que possamos aplicar boas aulas baseadas na ciência e não apenas sigamos o modo
convencional de ensino preso aos livros didáticos. Também foi explanada a
questão da desigualdade em sala de aula e a necessidade de se planejar para o
aluno verificando estas diferenças. Mais uma questão levantada foi a cobrança
externa para com o trabalho do professor que é testado com provas nas quais os
alunos precisam tirar boas notas. Por fim foi ressaltado o fato de que com o
diálogo mudanças podem ser feitas e novos olhares nas escolas sempre podem
agregar nos ensinamentos dos professores. Adiante foi realizada a separação dos
pibidianos por escola. Na escola Osvaldo Cruz ficaram os pibidianos Fernanda,
Milena, Samanta, Giane, João Paulo, Matheus, Miriã e Natasha e as voluntárias
Berenice e Kerlen e na escola Francisco Caruccio ficaram os pibidianos Brisa,
Bruna, Maicon, Taís, Clara, Elias, Caio e Júlia e os voluntários Fagner e
Thiago. As professoras supervisoras falam onde se localizam as escolas para que
todos soubessem qual ficaria mais próxima par cada pibidiano, a escolha foi
feita conforme a possibilidade de ida de cada um para a escola. Sem mais nada a
declarar, eu Clara S. Lenhard, lavro a seguinte ata.
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