ATA DA REUNIÃO #2 (13/10/2020)

 

 



                                                                       ATA II/2020

Aos treze dias do mês de outubro, do ano de dois mil e vinte, ocorreu a segunda reunião do PIBID na plataforma Web Conf. Na presença da professora coordenadora Rosangela, das supervisoras Solange e Adriana e dos pibidianos: 1- Maicon Menezes Alves, Miriã Costa, Giane Silva da Silva, Thiago Pinto Harter, Matheus Moacir, Milena Matias Decker, Samanta Schmitz Oliveira, Caio Bedaque Barbosa, Clara S. Lenhard, Bruna Rodrigues da Silva, Fernanda Puglia Vieira Dias, Elias Lorandi, Fagner Fernandes Duarte, João Paulo Bandeira,Brisa Mastrantonio Moraes, Taís Castro Garcia, Berenice Marques de Carvalho. A reunião iniciou com as colocações, da professora Rosangela, referentes a informações que deveríamos atentar: primeiramente a respeito da plataforma SCBA, que ainda não está aberta para as inscrições e depois adiantou as pautas principais da reunião, que seriam as seguintes: reflexão sobre o texto da autora Lana de Souza Cavalcanti e distribuição dos pibidianos nas escolas. Em decorrente a professora Rosangela realizou a leitura da ata da primeira reunião e, sem questionamentos, abriu a possibilidade para os pibidianos se candidatarem para realizar as postagens e atualizações do blog, o colega Caio e a colega Bruna se prontificaram e falaram que estariam disponíveis para qualquer sugestão dos demais. Posteriormente a professora Rosangela deu início a reflexão sobre o texto lido. Os pibidianos começaram a falar sobre as partes que mais lhe chamaram atenção, primeiramente foi abordada a questão da escola com currículo tradicional e a dificuldade de fugirmos do mesmo, as professoras supervisoras abordaram a questão de “trazer” o aluno para dentro da sala de aula, o que muitas vezes é papel do professor e vem a ser um desafio. Foi falado sobre a necessidade de um suporte teórico para que possamos aplicar boas aulas baseadas na ciência e não apenas sigamos o modo convencional de ensino preso aos livros didáticos. Também foi explanada a questão da desigualdade em sala de aula e a necessidade de se planejar para o aluno verificando estas diferenças. Mais uma questão levantada foi a cobrança externa para com o trabalho do professor que é testado com provas nas quais os alunos precisam tirar boas notas. Por fim foi ressaltado o fato de que com o diálogo mudanças podem ser feitas e novos olhares nas escolas sempre podem agregar nos ensinamentos dos professores. Adiante foi realizada a separação dos pibidianos por escola. Na escola Osvaldo Cruz ficaram os pibidianos Fernanda, Milena, Samanta, Giane, João Paulo, Matheus, Miriã e Natasha e as voluntárias Berenice e Kerlen e na escola Francisco Caruccio ficaram os pibidianos Brisa, Bruna, Maicon, Taís, Clara, Elias, Caio e Júlia e os voluntários Fagner e Thiago. As professoras supervisoras falam onde se localizam as escolas para que todos soubessem qual ficaria mais próxima par cada pibidiano, a escolha foi feita conforme a possibilidade de ida de cada um para a escola. Sem mais nada a declarar, eu Clara S. Lenhard, lavro a seguinte ata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA