RESUMÃO DE NOVEMBRO, VEM VER!!!

 



    O mês de novembro foi muito produtivo para nossos pibidianos e voluntários. Acompanhe agora o resumo do que foi trabalhado.

    Começamos o mês inaugurando a leitura da nova BNCC. A coordenadora do pibid Geografia Prof Rosangela Spironello organizou os alunes em três grupos, onde cada grupo ficou responsável pela elaboração de uma apresentação sobre sua parte da BNCC.

    O primeiro grupo, formado pelos pibidianos Fernanda Puglia Vieira Dias, Milena Matias Decker, Samanta Schmitz Oliveira, Giane Silva da Silva, João Paulo Schvanz Bandeira e Iuri Pascal Duarte apresentado no dia 10/11 deu inicio a leitura do que compete a área de humanas sistematizando, portanto, o capítulo: A área de Ciências Humanas: Competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental - Geografia - Competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental (Páginas 353-366).

    O segundo grupo, formado pelos pibidianos Matheus de Souza Moacir, Miriã Costa Da Silva Natasha Rocha Fredes, Berenice Marques de Carvalho, Kerlen Bruna Gonçalves Martins e  Bruna Rodrigues da Silva deram continuidade as apresentações no dia 24/11 adentrando as especificidades da Geografia na BNCC com a sistematização do capítulo: Geografia no Ensino Fundamental – Anos Iniciais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades (Páginas 367-379).

    E o terceiro grupo, formando pelos pibidianos Brisa Mastrantonio Moraes,  Taís Castro Garcia Clara dos Santos Lenhard, Elias Lorandi, Caio Bedaque Barbosa, Fagner Fernandes Duarte eThiago Pinto Harter finalizaram as apresentações no dia 01/12 concluindo a sistematização do que diz respeito a Geografia da BNCC com o capítulo: Geografia no Ensino Fundamental – Anos Finais: unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades (Páginas 380 – 396).

    Vale lembrar que independente das apresentações todes envolvidos deveriam ler ambas as partes e elaborar fichamentos acerca dos capítulos para que nada passe batido! Como novos educadores devemos estar a parte e atualizados sobre as novas diretrizes da educação brasileira.

    Para além de responsabilidades que exigiram trabalho em grupo, concentração e leitura, as professoras supervisoras Solange e Adriana proporam uma outra atividade, mais ligada ao lazer dos nossos futuros alunes. Foi-nos pedido que pensássemos em um filme para ser apresentado em sala de aula a fim de levantar questionamentos sobre os mais diversos assuntos que podem ser tratados dentro da sala de aula. Até o presente momento alguns colegas já apresentaram seus filmes e vimos problemáticas como meio ambiente, direitos humanos, direito da fauna e flora e também sobre escolhas de vida.

    Fora as atividades, pudemos contar no mês de novembro com a participação da equipe diretiva dos colégios Osvaldo Cruz (Professora supervisora responsável Adriana Roschild) e Francisco Caruccio (Professora supervisora responsável Solange Oliveira), os quais os pibidianos estão inseridos pelo projeto para uma apresentação e um bate papo sobre a escola. Infelizmente devido ao momento em que vivemos, pudemos fazer esses encontros apenas virtualmente, com a limitação de não poder estar já inseridos no espaço escolar. Contudo, os diretores e toda sua equipe foram excelentes em suas falas, respondendo a todas as dúvidas, levantando questões importantes, conseguindo nos aproximar de certa forma.

    Para finalizar o resumão do mês de novembro, foi aberto um novo edital onde pudemos agora contar com a presença de dois novos voluntários.

    Novembro rendeu aqui na UFPel! E o pibid não para no recesso! Fiquem ligados que logo logo tem mais coisas maravilhosas acontecendo por aqui.

(Não deixem de dar uma olhada nas indicações de filmes e temáticas a ser trabalhadas na sala de aula desenvolvidas pelos pibidianos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel