Salve galerinha do pibid e visitantes, como vocês estão? Espero que bem, por que aqui estamos todos bem (bem loucos de tanta coisa que produzimos nos últimos meses)

 

Este último trimestre de ano que se passou (dezembro de 2020 a março de 2021) foi um passo muito importante para todes dentro do projeto.

 

Vamos falar um pouquinho do que rolou em dezembro por aqui

 

·        Pra galera que ainda não se ligou, não perde tempo e grava: a Geografia trabalha basicamente com os conceitos de Pensamento Espacial e Raciocínio Geográfico. Bora começar a pensar geograficamente e se expressar geograficamente também. A Geografia está em tudo!

 

·        Quando a gente fala sobre começar a pensar geograficamente, estamos falando principalmente para começar a formular seus pensamentos críticos, mas também queremos dizer que pensando dessa forma vocês terão mais facilidades em bolar dinâmicas e metodologias alinhadas às diretrizes da BNCC, do DOM, entre outros manuais que serão nossos guias daqui pra frente

 

·        Em dezembro também rolou uma conversa bacana com diversos professores e gestores das escolas das nossas respectivas cidades. Isso foi possível através de entrevistas individuais que cada pibidiano foi encarregado de fazer com algum profissional da educação que conhecíamos. Esta dinâmica apresentou um leque de questões a ser levadas em consideração para o diagnostico final das escolas participantes do PIBID Geografia UFPel edital 2020. Buscou-se com esta atividade, compreender também como a discussão sobre os documentos citados anteriormente (BNCC, DOM etc) está sendo desenvolvida neste momento pandêmico, onde os encontros devem ser feitos remotamente.

 

Depois que a gente pode conhecer um pouquinho mais da rotina geral dos professores desse paisão, podemos passar pra escala local e conhecer um pouco mais sobre a realidade das escolas que estão participando do projeto junto conosco.

 

Por estarmos em um momento onde não é possível encontros presenciais, ficamos combinados de desenvolver questionários via plataforma Google Forms a ser enviados aos: professores de Geografia, equipe diretiva, coordenação pedagógica e orientação educacional das escolas Francisco Caruccio e Osvaldo Cruz.

 

Este diagnóstico é crucial para o futuro do projeto, já que é a partir desta pesquisa que saberemos onde focar e os limites para o desenvolvimento das Oficinas Itinerantes e também das intervenções em sala de aula.

 

Por último e mais importante: começa a corrida para o

desenvolvimento das oficinas Itinerantes. Rolou a

Ø  definição dos temas

Ø   grupos e

Ø  o cronograma para a entrega das etapas das oficinas.

 

 

Eu to só a ansiedade em pessoa para ver o que meus colegas pensaram para essas oficinas, mas aí é papo pra outro dia.

 

Pra quem quiser saber um pouco mais sobre o que são e a importância destas oficinas itinerantes dá uma olhadinha no link anexado a este post, artigo organizado pela professora Liz Cristiane Dias e pelos (naquele momento) alunos da Geografia Gabriela Klering Dias e Pedro Henrique de Souza Rafael.

 

Nós vamos ficando por aqui, por que tem muita água ainda pra rolar e muito trabalho pela frente! E como já disse a coordenadora “pibidiano não tira férias” (oh dó) e até no recesso a gente tem que produzir.

 

Um ótimo início de 2021 a todes <3

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA