Salve
galerinha do pibid e visitantes, como vocês estão? Espero que bem, por que aqui
estamos todos bem (bem loucos de tanta
coisa que produzimos nos últimos meses)
Este último trimestre de ano que se passou (dezembro de 2020 a março de 2021) foi
um passo muito importante para todes dentro do projeto.
Vamos falar
um pouquinho do que rolou em dezembro por aqui
·
Pra galera que ainda não se ligou, não perde tempo e grava: a Geografia
trabalha basicamente com os conceitos de Pensamento
Espacial e Raciocínio Geográfico.
Bora começar a pensar geograficamente
e se expressar geograficamente também.
A Geografia está em tudo!
·
Quando a gente fala sobre começar a
pensar geograficamente, estamos falando principalmente para começar a formular seus pensamentos críticos, mas
também queremos dizer que pensando dessa forma vocês terão mais facilidades em bolar dinâmicas e metodologias alinhadas às
diretrizes da BNCC, do DOM, entre outros manuais que serão nossos guias
daqui pra frente
·
Em dezembro também rolou uma conversa bacana com diversos professores e gestores das escolas das nossas respectivas
cidades. Isso foi possível através de entrevistas individuais que cada
pibidiano foi encarregado de fazer com algum profissional da educação que
conhecíamos. Esta dinâmica apresentou um leque de questões a ser levadas em
consideração para o diagnostico final
das escolas participantes do PIBID
Geografia UFPel edital 2020. Buscou-se com esta atividade, compreender
também como a discussão sobre os
documentos citados anteriormente (BNCC,
DOM etc) está sendo desenvolvida neste momento pandêmico, onde os encontros devem ser feitos remotamente.
Depois que a gente pode conhecer
um pouquinho mais da rotina geral dos
professores desse paisão, podemos passar pra escala local e conhecer um pouco mais sobre a realidade das escolas que
estão participando do projeto junto conosco.
Por
estarmos em um momento onde não é
possível encontros presenciais, ficamos combinados de desenvolver questionários via plataforma Google Forms
a ser enviados aos: professores de
Geografia, equipe diretiva, coordenação pedagógica e orientação educacional das
escolas Francisco Caruccio e Osvaldo Cruz.
Este diagnóstico é crucial para o
futuro do projeto, já que é a partir
desta pesquisa que saberemos onde
focar e os limites para o desenvolvimento das Oficinas Itinerantes e também das intervenções em sala de aula.
Por último e mais importante: começa
a corrida para o
desenvolvimento
das oficinas Itinerantes.
Rolou a
Ø definição dos temas
Ø grupos e
Ø o cronograma para a entrega das etapas
das oficinas.
Eu to só a ansiedade em pessoa para ver o que meus
colegas pensaram para essas oficinas, mas aí é papo pra outro dia.
Pra quem quiser saber um pouco mais
sobre o que são e a importância destas
oficinas itinerantes dá uma olhadinha no link anexado a este post, artigo organizado pela professora Liz
Cristiane Dias e pelos (naquele momento) alunos da Geografia Gabriela Klering
Dias e Pedro Henrique de Souza Rafael.
Nós vamos ficando por aqui, por que tem muita água
ainda pra rolar e muito trabalho pela frente! E como já disse a coordenadora “pibidiano não tira férias”
(oh dó) e até no recesso a gente tem que produzir.
Um ótimo início de 2021 a todes <3
Comentários
Postar um comentário