#ATA 01/04/2021

 

ATA 01/04/2021

 Ao primeiro dia do mês de abril de 2021, começa pontualmente às 17hrs mais uma reunião do PIBID Geografia UFPel através da plataforma webconf, link: (...) Estavam presentes a coordenadora do projeto Rosangela Spironello, as professoras supervisoras Adriana Roschild e Solange Oliveira, juntamente dos pibidianos e voluntários: Vinicius Lima, Taís Castro Garcia, João Paulo Bandeira, Samanta Schmitz Oliveira, Caio Bedaque Barbosa, Matheus de Souza Moacir, Giane Silva da Silva, Fagner Fernandes, Kerlen Bruna Gonçalves Martins, Gustavo Pinheiro de Paula, Clara S. Lenhard, Iuri Pascal Duarte, Milena Decker, Brisa Moraes, Bruna Rodrigues da Silva, Fernanda Puglia Vieira DiaS, Elias Lorandi. Esta reunião foi dedicada exclusivamente para uma pré aplicação das oficinas itinerantes produzidas pelos pibidianos para seus colegas de projeto. Anteriormente apresentaram-se os grupos:

“CONHECENDO ORIGENS E TRADIÇÕES POPULARES A PARTIR DE VIVÊNCIAS”

COMPONENTES: Clara Lenhard, Kerlen Bruna Martins, Milena Decker e Taís Castro 

"O ESTUDO DA PAISAGEM E O MAPA MENTAL NO ENSINO DA GEOGRAFIA: o Olhar Sobre as Rugosidades Urbanas"

COMPONENTES: Fernanda Dias, Giane Silva e Samantha Oliveira

 

Para a reunião de hoje ficaram marcadas as apresentações dos grupos restantes. Iniciam-se as apresentações pela oficina:

"CONHECENDO A CIDADE: Discutindo o Saneamento Básico"

COMPONENTES: Brisa Moraes e Iuri Duarte

O grupo contará com atividades assíncronas e síncronas, por tanto nos foi apresentado os três vídeos que os pibidianos trabalharão, assim como sua metodologia e avaliação final com uma atividade lúdica e um quiz. Os componentes do grupo prepararam uma atividade que combinou reciclagem com beleza, transformando garrafas pet em vasos decorados para plantas. Os alunos poderão repetir em sua casa seguindo o tutorial preparado pelos colegas. Após a fala dos componentes e da coordenadora e supervisoras, passamos para o próximo grupo.

A próxima oficina foi:

“COMPREENDENDO AS TRANSFORMAÇÕES DO RELEVO DECORRENTES DE PROCESSOS ENDÓGENOS E EXÓGENOS”

COMPONENTES: Elias Lorandi, Fagner Fernandes, Gustavo de Paula e Vinicius Lima.

A apresentação inicia com um trecho do filme A Era do Gelo 4 para elucidar o fenômeno que separou o grande continente Pangeia. O grupo trata em sua oficina das transformações internas e externas do relevo. Por se tratar de um assunto extenso, sua oficina contará com três períodos de 50min cada. De forma dinâmica e criativa, os colegas prepararam experiências científicas e geográficas que os alunos poderão repetir em suas casas. Além das atividades lúdicas o grupo preparou um formulário com perguntas para poder acompanhar a construção de aprendizagem dos alunos.

Por último, migramos para a plataforma meet para a apresentação da última oficina intitulada:

"EU SOU O MEU SOM"

COMPONENTES: Bruna Rodrigues, Caio Bedaque, João Paulo e Matheus Moacir

O grupo começa a apresentação falando um pouco sobre o que é o projeto pibid e sobre o que espera-se da oficina. A música será utilizada como uma ferramenta de linguagem para os alunos entenderem um pouco mais sobre como o espaço geográfico influencia na construção da sua identidade. Abordando o regionalismo e a interferência na construção musical (e de identidade) de determinados artistas, de acordo com a região do Brasil ao qual aquele artista é ou reside. Os componentes do grupo fazem uma apresentação individual onde cada um mostrará uma música pessoal, em seguida cada membro falou sobre determinada região do Brasil (seus aspectos físicos, culturais e gênero musical predominante na região) e reproduzirá até três músicas dos gêneros tratados em questão.

Por conta do tempo da reunião ter esgotado, ficou combinado que o último grupo terminará sua apresentação na próxima reunião no dia 06/04/2021.

Pelo mesmo motivo, não tivemos mais informes, ficando a combinar e acompanhar o cronograma. Nada mais a acrescentar, eu Bruna Rodrigues lavro esta ata.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA