#ATA 14/09/2021

 


Aos quatorze dias do mês de setembro de dois mil e vinte e um, às 17 horas, ocorreu mais uma reunião do PIBID geografia na plataforma Webconf. Participaram da reunião a professora coordenadora Rosangela Lurdes Spironello, as professoras supervisoras Adriana Barboza Roschild e Solange de Oliveira, e os pibidianos: Mariana Cramer, Taís Castro, Vinicius Lima, Gustavo Pinheiro, kerlen Bruna Gonçalves Martins, Bruna Rodrigues da Silva, Giane Silva da Silva, Samanta Oliveira, Brisa Moraes, João Paulo Bandeira, Caio Bedaque Barbosa, Fernanda Puglia vieira Dias, Elias Lorandi e Fagner Fernandes Duarte. A reunião se inicia com a coordenadora Rosangela comentando que o edital do PIBID fechou com 7 inscrições para 4 vagas, após, a pibidiana Brisa leu a ata do dia 2 de setembro. Dando continuidade, se inicia o debate do texto proposto com Gustavo comentando que a geografia auxilia na formação do cidadão e como o próprio texto se complementa. Vinicius comenta que a leitura traz novos aspectos de como usar o lugar e de relações do espaço. Rosangela fala que é um ponto chave, onde vamos trazer exemplos adiante. João Paulo traz um trecho do texto sobre o lugar do sujeito e globalização presente na nossa vida. A colega Giane comenta que todo o capitulo foi interessante, ressaltando a página 37, Rosangela ressalta que é importante instigar a leitura espacial, a partir de questionar o aluno e da exemplos sobre a função da empresa, hoje e antigamente naquele lugar. Brisa fala que o texto conversa com o seu subprojeto e traz um trecho da página 35, Fernanda complementa com um trecho da página 40, enfatizando que o texto se encaixa no seu subprojeto. Rosangela fala que essa página pode contribuir para os professores trabalhar em sala de aula, destacando o primeiro parágrafo. Fagner traz um trecho da página 37, sobre globalização e modificação do espaço pela comunidade, outro ponto foi na página 38 sobre trabalhar com o aluno o lugar, a coordenadora comenta que no seu entendimento o ensino começa a partir da casa do aluno e com o tempo aumentando a escala de estudo. Caio comenta que é importante o aluno perceber as mudanças no meio em que vive e da o exemplo da praça que está em reforma. A supervisora Adriana comenta sobre uma atividade na universidade sobre montar um mapa com embalagens de cada região do Brasil, também fala que pra entender a cidade tem que se trabalhar o conceito de cidade, dos processos históricos e que completa o subprojeto da cidade. A supervisora Solange também comenta que gosta de trabalhar com os alunos os conceitos lugar, paisagem, espaço geográfico e segregação, como os espaços públicos que não são todos que podem frequentar, como o Parque Una e o shopping. Rosangela complementa sobre trabalhar com mapa conceitual as questões de segregação, dando sentido para a realidade que o indivíduo está inserido. A colega Bruna Rodrigues escreve no chat que se pode perceber a diferença no bairro do laranjal, onde a praia recebe toda a atenção e o interior do bairro não. Rosangela comenta que a rua Santa Tecla também se percebe a diferença, que durante o dia tem a função comercial, e de noite possui outra característica, também cita um trecho da página 41 que a autora traz características de território e microterritório, como em São Paulo há o bairro com característica japonesa e o bairro vizinho tem outra característica. Taís questiona sobre como trazer o espirito de cidadão para o aluno se ele não tem acesso a diversos espaços. Caio fala que tem que mostrar para o aluno que ele é pertencente naquele lugar. Kerlen Bruna fala que a qualidade de lazer deveria ser trazida para os bairros e não ficar só no centro. Fagner comenta que para mudar essa realidade precisa eleger políticos corretos, pois a maior quantidade de votos está nas periferias. Taís e Rosangela comentam que passeios escolares trazem elementos do espaço, assim pode se trabalhar também com a geografia. Solange traz uma atividade que foi realizada com os pibidianos de ir com os alunos no shopping, Elias complementa que quando estava na quarta serie fez um passeio com a turma para Porto Alegre para conhecer o museu da PUC e os estádios de futebol. Rosangela fala sobre o projeto de conhecer Foz do Iguaçu e os debates que os professores e alunos faziam na viagem, e para fechar a reunião, fala para ter visão além das fronteiras visíveis e cita um trecho da página 43 sobre espaço global e espaço da globalização. Clara cita uma frase do texto sobre processos históricos e teorização do dia-a-dia e colocar nos conceitos para tornar o aluno um sujeito crítico ativo, Rosangela traz exemplos da usina de Itá que o local foi alagado para a construção e o antigo estádio do grêmio e o processo de desocupação, que esse processo atinge diretamente a população materialmente e psicologicamente. Nada mais a declarar, eu, Elias Lorandi, lavro a presente ata que será inserida no blog do PIBID Geografia.




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