#ATA 28/10/2021

 


 

ATA 28-10-2021

 

Aos vinte oito dias do mês de outubro de 2021, às 17h, reuniram-se na Sala da webconf a coordenadora de área do pibid, profa Rosangela Lurdes Spironello, a supervisora Solange Oliveira, juntamente com os pibidianos: Giane Silva da Silva, Fernanda Puglia Vieira Dias, Vinicius Lima, Taís Castro Garcia, Elias Lorandi, Fagner Fernandes Duarte, Mariana Cramer, Paulo cezar Santos de souza, Eduarda Saldanha, Solange de Oliveira, João Paulo Bandeira, Bruna Rodrigues da Silva, Erika da Luz Julia Tavares, Alexandra Spironello, Clara S. Lenhard, Kerlen Bruna, Brisa Moraes.

Inicialmente, a profa Rosangela cumprimentou a todos e deu início a reunião lendo a pauta da reunião, sendo ela: a) leitura da ata; b) relato da mobilização; c) outros assuntos.

Em seguida a professora pede para que um pibidiano leia a ata, onde a aluna Kerlen se prontifica. Sendo realizada a leitura, a coordenadora orienta para que a mesma seja inserida no grupo do facebook e no blog do pibid. Dando sequência, a coordenadora pede aos alunos que se mobilizaram para participar do manifesto sobre o corte de verbas para o PIBID e RP, e para a educação em geral, deem seus relatos sobre o que os mesmos perceberam. A aluna clara é a primeira a se manifestar e conta que viu uma grande adesão das pessoas que passavam nas ruas, que se mobilizaram lendo e prestando atenção, sendo assim muito válida toda a mobilização. A professora Rosângela agradece aos alunos que conseguiram participar e que compreende que muitos não conseguiram participar devido alguns alunos estarem trabalhando e outros estarem em outras cidades. Fala que esse momento ainda é uma incógnita, pois não temos nada garantido. Na sequencia a aluna Mariana, que está como representante, relata que houve a votação e uma falta de organização para que a mesma ocorresse. A proposta na votação era para que fosse incluso os pagamentos das bolsas até pelo menos final de 2021, porém a oposição pede para que a votação seja somente referente ao pagamento do mês de setembro de 2021. Depois dessas divergências, foi decidido que a votação irá para o congresso e ocorrerá no dia 13 de novembro de 2021. Com expectativa de recebimento das bolsas somente no mês de dezembro de 2021. Mariana relata que ocorrerá outras reuniões com os representantes e que a pauta será uma possível paralização ou greve, pois os alunos estão trabalhando sem nenhum suporte e sem receber sua bolsa por direito. A professora Rosângela fala que estará sempre repassando informações, assim como a aluna Mariana, e orienta sobre a importância de fecharmos o cronograma do mês. Estará ela consultando a professora Vanessa sobre o trabalho nas escolas, pois mesmo nos outros editais, na qual também ocorreram situações parecidas a que estamos passando agora, as escolas e os alunos não ficaram desassistidos. Na sequencia informa que a fala da professora Letícia fica marcada para o dia 9 de novembro de 2021, pois já estava no cronograma. A aluna Kerlen relata que esperava mais participações por parte da comunidade acadêmica na manifestação. Pergunta para a prof. Solange sobre as atividades que estão ocorrendo nas escolas, e a aluna Clara explica como se deu a atividade sobre paisagem que a professora realizou na semana, contribuindo para que eles não esquecessem do conteúdo do projeto. A Professora Rosangela reafirma a importância de manter as atividades nas escolas mesmo com tantas incertezas. Os alunos levantam a pauta sobre a volta das aulas na rede estadual e municipal. Logo, o grupo começa a discussão sobre o último texto sugerido,  ARROYO, M. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (org). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO, 2006. Começam então os questionamentos e observações acerca do tempo que é enxugado para o desenvolvimento dos conteúdos, sobre trazer os conteúdos para a realidade desses jovens adultos trabalhadores, sobre o preconceito estabelecido do porquê que esses alunos estão procurando estudo com a idade avançada, sobre o atraso no ppc e a adaptação falha dos conteúdos. Dando segmento, a professora Rosangela salienta sobre a importância de olhar esse trabalho com uma metodologia diferente do que é utilizada com crianças, pois o processo é bem diferente. Olhar para as vivencias desses alunos e a importância do aluno se sentir pertencente ao processo de formação do cidadão. Ao final, os alunos fazem comentários diversos relacionados a EJA e a falta de visibilidade que o programa tem. A professora Rosângela contribui relatando suas experiências. Como informe final, a professora Rosângela lembra que não haverá reunião por conta do feriado e que juntamente com as supervisoras irá reorganizar o cronograma até o final do ano. Lembra sobre o projeto de extensão e sobre a porcentagem de carga horária que os alunos devem ter. Convida a todos que participem dos movimentos que ocorrerão ao longo da semana.

Nada mais havendo a tratar, eu Brisa Mastrantonio Moraes, lavrei a presente ata que será inserida no blog do pibid Geografia UFPel.

 


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