ATA OFICIAL 33 - 18/08/2023

 

ATA 27/2023

Aos dezoito dias do mês de agosto de dois mil e vinte e três, às treze horas e trinta

minutos, reuniram-se, no Campus II do prédio ICH, na sala 101, a professora

coordenadora Rosangela Lurdes Spironello, os professores supervisores Carlos A.

Braz, Keli Ruas e Vinicius Lacerda juntamente com os pibidianos, entre bolsistas e

suplentes: Alexandra Luize Spironello, Amanda Garcia Lima, Diego Muller Mendes,

Fabrício Cardoso Aires, Gêmerson Silva dos Santos Júnior, Henry Boragini, Isaac

Tailque Papini de Brito, Iuri de Almeida Costa, Izabel Firmiana Guidotti Lemons, July

Weber Garcia, Larissa Machado Karnopp, Lucas Ranieli Moreno Gomes, Lucas Terra

Rodrigues, Marcelo Boabaid Filho, Murilo Nunes, Matheus Camargo Longhi, Paulo

Bastos Junior, Rafael Aires, Régis Sá Farias, Rogério Domingues Canilha, Ruan de

Souza, Stella Gomes Engleitner, Tássia Pinheiro Duarte, Thais Santos Gauterio,

Vinicius Albuquerque de Lima, . Havendo falta do pibidiano Ismael Santos dos Santos,

Ojana Barcellos e Zilda Mara Nunes de Mello.A pauta da reunião foi a seguinte: a)

Leitura da ata; b) Informes; c) Apresentação dos projetos - Assis Brasil (10 minutos

para cada subprojeto, sem intervenções. Mais 5 minutos para complementações por

subprojeto) – Pelotense (20 minutos de apresentação e 10 minutos de discussão) –

Independência (apresentação da proposta inicial do projeto – 15 minutos e 10 minutos

de discussão); d) Discussão dos textos (Morais; Cavalcanti), 15 minutos para cada

texto. 10 minutos para os questionamentos.

A reunião teve início com a leitura da ata feita pelo pibidiano Diego Muller Mendes.

Após, os grupos já iniciam suas apresentações, começando com o I.E.E. Assis Brasil,

com o subporjeto “O patrimônio das águas na cidade de Pelotas: uma abordagem

geográfica e pedagógica dos estudos dos recursos hídricos”, com os componentes

Amanda, Paulo e Thaís, sendo desenvolvido para o 6° ano. Dando continuidade com

apresentação, há o segundo grupo, cujo título da proposta é “Geodiversidade gaúcha:

O estudo das diferentes paisagens para o Ensino de Geografia”, com os pibidianos

Alexandra, Stella e Vinicius, a ser aplicado no 7° ano. Finalizando as apresentações do

I.E.E. Assis Brasil, o grupo com os componentes: Lucas, Diego e July apresentam seu

subprojeto: “Mudanças nas paisagens físico-naturais pelo modo de produção capitalista

e seus impactos socioambientais”, produzida para o 2° ano Ensino Médio. Concluídas

as apresentações da escola, a professora coordenadora e supervisores iniciam a

discussão de sugestões para os grupos da escola. Para o Colégio Municipal Pelotense,

seu subprojeto tem título de “As Dinâmicas Socioambientais do Espaço Urbano de

Pelotas/RS”, sendo uma proposta para o Ensino Fundamental, no 6° ano, e para o 1°

ano do Ensino Médio, tendo todos pibidianos do colégio como participantes. Após,

também é aberto um tempo para discussões e sugestões. Para o E.M.E.F.

Independência, o grupo todo apresenta a sua ideia inicial de projeto guarda-chuva, com

título “Compreender o espaço geográfico de Pelotas na perspectiva de sua

dimensionalidade considerando as relações socioespaciais”, que resultou em dois

subprojetos, sendo para o 6°ano: “A percepção socioambiental no bairro Sítio Floresta

na cidade de Pelotas/RS, como artifício para a formação crítica do lugar”, com os

componentes Marcelo, Ruan, Gian, Gêmerson e Zilda. E para o 9° ano, seu título é:

“Análise da dinâmica econômica de capital e o seu impacto nas dimensões espaciais”,

composto pelos pibidianos Henry, Lucas Moreno, Régis, Matheus e Ojana. Após, é

feito um momento para discussão e sugestões para a proposta inicial. Seguindo,

acontece o intervalo junto ao lanche. Na volta do intervalo, a professora coloca como

encaminhamento que os grupos se organizem para fazerem os orçamentos de


materiais que serão utilizados no desenvolvimento das propostas dos subprojetos,

tendo que ser enviado até o final do mês para a coordenadora. Avançando para a

discussão dos textos, o Colégio Municipal Pelotense inicia a discussão do capitulo “As

temáticas físico-naturais como conteúdo de ensino da Geografia Escolar”, escrito por

Eliana Marta Barbosa Morais, que pertence ao livro “Temas da Geografia na Escola

Básica”, organizado por Lana de Souza Cavalcanti. Feita a discussão do Pelotense,

agora o E.M.E.F Independência irá discutir o capítulo 3, cujo título é: “Formação de

Conceitos: Significado e sentidos do conteúdo escolar como meta para o ensino de

Geografia”, do texto “Pensar pela Geografia: Ensino e Relevância Social”, escrito por

Lana de Souza Cavalcanti. Após, a discussão e debate inicia.

Nada mais havendo a tratar, eu, Stella Gomes Engleitner, lavro a seguinte ata.

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