ATA OFICIAL 31 - 04/08/2023


ATA 25/2023

Aos quatro dias do mês de agosto de dois mil e vinte e três, às quatorze horas e quinze

minutos, se reuniu os membros do programa de instituição de bolsas de iniciação à docência

(PIBID) da Universidade Federal de Pelotas do instituto de ciências humanas no campus II,

com a coordenadora Rosangela Lurdes Spironello. Os supervisores Carlos Alberto Barz e

Keli Ruas e Vinicius Lacerda, juntamente com os Pibidianos: Alexandra Luize Spironello,

Amanda Garcia Lima, Elitom Henry Boragini da Silva, Fabrício Cardoso Aires, Gemerson

Silva dos Santos Junior Barros, Gian Lopes Dias, Ismael Santos do Santos, Isaac Tailque

Papini de Brito, Iuri Almeida Costa, Izabel Guidotti, July Weber Garcia, Larissa Karnopp,

Lucas Raniele, Lucas Terra Rodrigues, Marcelo Boabaid Pereira Filho, Matheus Camargo

Longhi, Murilo Nunes da Silva, Ojana Vitoria Barcellos, Paulo Roberto Bastos, Rafael Aires,

Rogério Domingues Canilha, Régis Sá Farias, Ruan de Souza Clara, Stella Gomes

Engleitner, Tássia Pinheiro Duarte, Thais Santos Gauterio, Vinicius Albuquerque e Zilda

Nunes. E às ausências justificadas do colega Diego Muller Mendes. A reunião teve início com

a leitura da Ata anterior, realizada pelo Pibidiano Murilo. Na sequência, a coordenadora,

Rosângela, comentou sobre sua recente conversa com os organizadores do Seminário do

Programa de Pós-Graduação em Geografia (SEMPGEO), onde foi deliberada a inclusão de

uma nova oficina na programação do seminário. Diante da ausência de voluntários para a

condução da oficina, a Coordenadora se ofereceu para coordenar uma oficina sobre

alfabetização cartográfica. Ela solicitou a colaboração de três voluntários para a organização.

Além disso, a Coordenadora ressaltou a relevância dos envios para eventos. Posteriormente,

foi decidido que uma discussão de texto seria realizada na próxima semana. Tal atividade foi

distribuída entre as escolas, designando apresentadores para a exposição de slides e

debatedores para a formulação de perguntas de debate. Os textos selecionados para análise

foram divididos da seguinte maneira: o Instituto Assis Brasil ficou responsável pela

apresentação do texto "Uma questão além da semântica", de autoria de Eliana Marta; o

Colégio Pelotense ficou encarregado do texto "As temáticas físico-naturais como conteúdo

de ensino da Geografia escolar", também de Eliana Marta; e a Escola Independência

assumirá a análise de um texto recomendado pelo supervisor Vinicius. Prosseguindo com a

reunião, a equipe encarregada dos murais do mês de agosto foi solicitada a providenciar sua

atualização até a próxima segunda-feira. Dando sequência, foram apresentados os relatos

das atividades das instituições participantes. O Instituto Assis Brasil, a Escola Independência

e o Colégio Pelotense compartilharam suas respectivas experiências. Na sequência, teve

início a apresentação dos resultados do questionário diagnóstico aplicado na Escola

Independência. Primeiramente, foram apresentados os resultados referentes aos nonos

anos, seguidos por um intervalo para lanche. Após o intervalo, foi retomada a apresentação

dos resultados, desta vez voltados aos sextos anos. Ao encerrar a apresentação, a


Coordenadora enfatizou a importância da conclusão dos subprojetos até o dia 18/08. Sem

mais a tratar, eu, July Weber Garcia lavro a presente ata. 

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