ATA OFICIAL 37 - 29/09/2023
31/2023
Aos vinte e nove dias do mês de setembro de dois mil e vinte e três, às
quatorze horas, reuniram-se os membros do programa de instituição de bolsas
de iniciação à docência (PIBID) no Instituto de Ciências Humanas (Campus II),
da Universidade Federal de Pelotas, na sala 101, a professora coordenadora
Rosangela Lurdes Spironello, os professores supervisores Carlos A. Braz, Keli
Ruas e Vinicius Lacerda, juntamente com os pibidianos, entre bolsistas e
suplentes: Alexandra Luize Spironello, Amanda Garcia Lima, Diego Muller
Mendes, Élitom Henry Boragini, Fabrício Cardoso Aires, Gian Lopes Dias,
Isaac Tailque Papini de Brito, Iuri de Almeida Costa, July Weber Garcia, Lucas
Ranieli Moreno Gomes, Lucas Terra Rodrigues, Marcelo Boabaid, Matheus
Camargo Longhi, Murilo Nunes da Silva, Paulo Bastos Junior, Rafael Aires,
Rogério Domingues Canilha, Régis Sá Farias, Ruan de Souza Clara, Stella
Gomes Engleitner, Tassia Pinheiro Duarte, Thais Santos Gauterio, Vinicius
Lima Albuquerque e Zilda Nunes. Os pibidianos: Diego, Gêmerson, Ismael,
Izabel e Larissa, estiveram ausentes, que foram justificadas.
A pauta da reunião: a) Leitura da ata; b) Informes; c) Relato das escolas; d)
Apresentação de todos os podcast; Diálogo sobre os filmes selecionados; f)
Maquetes; g) Encaminhamento para o recesso; h) Avaliação da primeira
intervenção do grupo 1 do Assis Brasil.
A reunião iniciou-se com a leitura da ata, lida pelo pibidiano: Matheus Camargo
Longhi, onde foi revisada e será colocada posteriormente na pasta oficial de
atas oficiais no Google Drive do Pibid. Passando para os informes, a
coordenadora, informa que solicitará para o pibidiano: Vinicius Lima uma
atualização sobre as atas do Pibid, salientando que nesse período de recesso,
os pibidianos organizem suas atas. Continuando a coordenadora fala sobre
atualizações dos Morais do programa, falando o quê, as atualizações estão
sobre a demanda do colégio Assis Brasil; pedindo para que coloquem as
indicações de filmes também nos Moraes para ter uma demanda de atividades
para quem for visualizar. Posteriormente, é falado sobre os encaminhamentos
das atividades das escolas e como as propostas estão sendo finalizadas para
estar prontas para aplicação em sala de aula. A professora também comenta
sobre data das aplicações e solicita uma inserção rapidamente dos projetos em
sala de aula para não atrapalhar o ano letivo. A coordenadora também
comenta sobre os podcast e fala sobre a organização deles sobre hoje como
serão ouvidos para uma apresentação geral. Continuando os informes, a
coordenadora fala sobre o recesso e as reuniões que serão organizadas
durante esse período; ela fala sobre que as escolas Assis Brasil e pelotense
estarão em aplicação de 2 dias consecutivos e é assim não precisarão
comparecer a reunião de sexta-feira, mas com um diálogo mais geral sobre a
organização que o colégio independência ficaria apenas com um pequeno
grupo de participantes. A coordenadora optou por cancelar a reunião da
semana e fazer um encaminhamento das escritas do colégio Independência
sobre as oficinas que serão aplicadas. Com essa demanda do recesso sendo
projetada, a coordenadora fala sobre a reunião que ficaria para a decorrente
semana, no dia 13 de outubro, que será feita de forma remota às 19:00. A
coordenadora comenta que durante esse período de recesso será
disponibilizado leituras de temas gerais para ser comentado nas próximas
reuniões. Assim, a coordenadora faz um checklist sobre as definições de Datas
das reuniões nas escolas e aplicações e passa uma dica sobre o
comportamento em diálogo social dos participantes do programa para manter
uma boa postura comunicativa. Em continuidade da reunião, é passado para os
relatos das escolas; os relatos começam com a escola Independência, que fala
sobre a escrita da das oficinas e também sobre o resumo que será
apresentado no SIEPE, posteriormente é passado para o colégio pelotense;
que fala sobre a finalização dos planos de aulas e a finalização dos podcast,
em finalização é passado para colégio Assis Brasil; que fala sobre os podcast
se a aplicação do grupo 1, composto por: Lucas Terra, Ismael santos, Júlia
Garcia e Diego Muller, com seu subprojeto, denominado pelo nome: Mudanças
nas paisagens físico-naturais pelo modo de produção capitalista. O grupo um
fala sobre ou conhecimento da turma e como os alunos comportavam e falam
do relato das aulas no dia da aplicação. Lucas Terra faz um comentário sobre
os alunos, fui dizendo que eles são: comportados, debatem e que é uma turma
muito participativa sobre as temáticas. A coordenadora comenta, sobre a
importância de fazer relatório após todas as aulas das aplicações. Nisso, o
mesmo grupo comenta que sua próxima aplicação será na próxima segunda-
feira. Continuando a reunião, ela é direcionada sobre a apresentação dos
podcast, há um momento em que o grupo do programa se divide em duplas e
comentam sobre como foi o processo de desenvolvimento do podcast; falando
sobre: dificuldades na temática, dificuldades de edição, dificuldade de
abordagem e proximidade com os temas. Após os relatos, a coordenadora
solicita que cada dupla apresente um trecho de seu podcast, mostrando início e
fim. Tem-se uma pausa para o lanche, que foi modificado para uma compra
coletiva, uma taxa de 2 BRL que deverá ser paga ao pibidiano Iuri ou no Pix do
chefe da cantina (Marcelo). Neste momento é chamado o chefe da cantina para
fazer os agradecimentos sobre o lanche. Você verá pausa é dado o momento
para finalização dos 3 últimos podcast que ficaram faltando e posteriormente é
falado sobre as propostas didáticas dos filmes para professores e avaliando o
mesmo. Posterior as apresentações dos participantes do programa, a
coordenadora parabeniza o grupo sobre o esforço da execução da tarefa e
posteriormente passa algumas dicas sobre comunicação para ser recebida de
forma mais didática a ouvinte. Assim a coordenadora pede que cresse uma
pasta no Google Drive para todos os podcast serem postados É falado que
caso algum dos podcast tenha alguma alteração, ela pode ser feita até o dia 13
de outubro. Posterior essa demanda, é falado que será publicado todos os
podcast na plataforma Spotify. Em finalização da reunião, a coordenadora, fala
sobre as propostas didáticas dos filmes e como elas são importantes para um
desenvolvimento de conhecimento, e solicita que todas as maquetas de
recurso didático para os projetos sejam finalizadas até o dia primeiro de
outubro. A reunião se encerra as 17:44.Sem mais nada a declarar, eu, Isaac
Tailque Papini De Brito, lavro a presente ata.
Comentários
Postar um comentário