ATA OFICIAL 37 - 29/09/2023

 

31/2023

Aos vinte e nove dias do mês de setembro de dois mil e vinte e três, às

quatorze horas, reuniram-se os membros do programa de instituição de bolsas

de iniciação à docência (PIBID) no Instituto de Ciências Humanas (Campus II),

da Universidade Federal de Pelotas, na sala 101, a professora coordenadora

Rosangela Lurdes Spironello, os professores supervisores Carlos A. Braz, Keli

Ruas e Vinicius Lacerda, juntamente com os pibidianos, entre bolsistas e

suplentes: Alexandra Luize Spironello, Amanda Garcia Lima, Diego Muller

Mendes, Élitom Henry Boragini, Fabrício Cardoso Aires, Gian Lopes Dias,

Isaac Tailque Papini de Brito, Iuri de Almeida Costa, July Weber Garcia, Lucas

Ranieli Moreno Gomes, Lucas Terra Rodrigues, Marcelo Boabaid, Matheus

Camargo Longhi, Murilo Nunes da Silva, Paulo Bastos Junior, Rafael Aires,

Rogério Domingues Canilha, Régis Sá Farias, Ruan de Souza Clara, Stella

Gomes Engleitner, Tassia Pinheiro Duarte, Thais Santos Gauterio, Vinicius

Lima Albuquerque e Zilda Nunes. Os pibidianos: Diego, Gêmerson, Ismael,

Izabel e Larissa, estiveram ausentes, que foram justificadas.

A pauta da reunião: a) Leitura da ata; b) Informes; c) Relato das escolas; d)

Apresentação de todos os podcast; Diálogo sobre os filmes selecionados; f)

Maquetes; g) Encaminhamento para o recesso; h) Avaliação da primeira

intervenção do grupo 1 do Assis Brasil.

A reunião iniciou-se com a leitura da ata, lida pelo pibidiano: Matheus Camargo

Longhi, onde foi revisada e será colocada posteriormente na pasta oficial de

atas oficiais no Google Drive do Pibid. Passando para os informes, a

coordenadora, informa que solicitará para o pibidiano: Vinicius Lima uma

atualização sobre as atas do Pibid, salientando que nesse período de recesso,

os pibidianos organizem suas atas. Continuando a coordenadora fala sobre

atualizações dos Morais do programa, falando o quê, as atualizações estão

sobre a demanda do colégio Assis Brasil; pedindo para que coloquem as

indicações de filmes também nos Moraes para ter uma demanda de atividades

para quem for visualizar. Posteriormente, é falado sobre os encaminhamentos

das atividades das escolas e como as propostas estão sendo finalizadas para

estar prontas para aplicação em sala de aula. A professora também comenta

sobre data das aplicações e solicita uma inserção rapidamente dos projetos em

sala de aula para não atrapalhar o ano letivo. A coordenadora também

comenta sobre os podcast e fala sobre a organização deles sobre hoje como

serão ouvidos para uma apresentação geral. Continuando os informes, a


coordenadora fala sobre o recesso e as reuniões que serão organizadas

durante esse período; ela fala sobre que as escolas Assis Brasil e pelotense

estarão em aplicação de 2 dias consecutivos e é assim não precisarão

comparecer a reunião de sexta-feira, mas com um diálogo mais geral sobre a

organização que o colégio independência ficaria apenas com um pequeno

grupo de participantes. A coordenadora optou por cancelar a reunião da

semana e fazer um encaminhamento das escritas do colégio Independência

sobre as oficinas que serão aplicadas. Com essa demanda do recesso sendo

projetada, a coordenadora fala sobre a reunião que ficaria para a decorrente

semana, no dia 13 de outubro, que será feita de forma remota às 19:00. A

coordenadora comenta que durante esse período de recesso será

disponibilizado leituras de temas gerais para ser comentado nas próximas

reuniões. Assim, a coordenadora faz um checklist sobre as definições de Datas

das reuniões nas escolas e aplicações e passa uma dica sobre o

comportamento em diálogo social dos participantes do programa para manter

uma boa postura comunicativa. Em continuidade da reunião, é passado para os

relatos das escolas; os relatos começam com a escola Independência, que fala

sobre a escrita da das oficinas e também sobre o resumo que será

apresentado no SIEPE, posteriormente é passado para o colégio pelotense;

que fala sobre a finalização dos planos de aulas e a finalização dos podcast,

em finalização é passado para colégio Assis Brasil; que fala sobre os podcast

se a aplicação do grupo 1, composto por: Lucas Terra, Ismael santos, Júlia

Garcia e Diego Muller, com seu subprojeto, denominado pelo nome: Mudanças

nas paisagens físico-naturais pelo modo de produção capitalista. O grupo um

fala sobre ou conhecimento da turma e como os alunos comportavam e falam

do relato das aulas no dia da aplicação. Lucas Terra faz um comentário sobre

os alunos, fui dizendo que eles são: comportados, debatem e que é uma turma

muito participativa sobre as temáticas. A coordenadora comenta, sobre a

importância de fazer relatório após todas as aulas das aplicações. Nisso, o


mesmo grupo comenta que sua próxima aplicação será na próxima segunda-

feira. Continuando a reunião, ela é direcionada sobre a apresentação dos


podcast, há um momento em que o grupo do programa se divide em duplas e

comentam sobre como foi o processo de desenvolvimento do podcast; falando

sobre: dificuldades na temática, dificuldades de edição, dificuldade de

abordagem e proximidade com os temas. Após os relatos, a coordenadora

solicita que cada dupla apresente um trecho de seu podcast, mostrando início e

fim. Tem-se uma pausa para o lanche, que foi modificado para uma compra

coletiva, uma taxa de 2 BRL que deverá ser paga ao pibidiano Iuri ou no Pix do

chefe da cantina (Marcelo). Neste momento é chamado o chefe da cantina para

fazer os agradecimentos sobre o lanche. Você verá pausa é dado o momento

para finalização dos 3 últimos podcast que ficaram faltando e posteriormente é

falado sobre as propostas didáticas dos filmes para professores e avaliando o

mesmo. Posterior as apresentações dos participantes do programa, a

coordenadora parabeniza o grupo sobre o esforço da execução da tarefa e

posteriormente passa algumas dicas sobre comunicação para ser recebida de

forma mais didática a ouvinte. Assim a coordenadora pede que cresse uma

pasta no Google Drive para todos os podcast serem postados É falado que


caso algum dos podcast tenha alguma alteração, ela pode ser feita até o dia 13

de outubro. Posterior essa demanda, é falado que será publicado todos os

podcast na plataforma Spotify. Em finalização da reunião, a coordenadora, fala

sobre as propostas didáticas dos filmes e como elas são importantes para um

desenvolvimento de conhecimento, e solicita que todas as maquetas de

recurso didático para os projetos sejam finalizadas até o dia primeiro de

outubro. A reunião se encerra as 17:44.Sem mais nada a declarar, eu, Isaac

Tailque Papini De Brito, lavro a presente ata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta aberta contra a Reforma do Ensino Médio – PIBID Geografia UFPel

VÍDEO: O MENINO QUE PERDEU SUA GEOGRAFIA